netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 No passado dia 30 de janeiro, os alunos estrangeiros da ESNA, no projeto Todos Juntos Podemos Ler e os alunos de 10D, visitaram uma instalação do artista e performer galego, Xosé Luis Otero , patente no Centro de Arte Contemporânea. Foram acompanhados pela professora Saúde Machado e Ano Cravo, que dinamizam o projeto de integração dos alunos estrangeiros e pela professora de Geometria Descritiva, Ana Luísa Pinho, que fez do momento uma oportunidade para a sua turma colaborar na integração dos alunos estrangeiros, conhecer a exposição e alargar conhecimentos no domínio das artes.

Sendo estrangeiros em Portugal, os alunos puderam sentir de uma forma mais próxima o que significa viver no nosso país sendo não nacional e como a arte, pela sua linguagem universal e invocando formas de expressão globais pode contribuir para aproximar povos e culturas, manifestando-se como factor de integração. No global, através da visita guiada, de forma aprofundada e clara, todos os alunos compreenderam que é possível criar a  partir de objetos e fragmentos que parecem insignificantes e, em cada criação, tudo o que é humano se pode revelar: memórias, vivências, medos, sonhos...

No final, os alunos tiveram oportunidade de participar num atelier onde construiram as suas próprias obras, que estão expostas na Biblioteca Escolar.

Em suma, a visita foi um momento de aprendizagem extremamente enriquecedor para todos.