No dia 19 de Novembro, durante a tarde, 181 alunos de 9º ano do nosso Agrupamento, divididos em dois grupos, deslocaram-se ao auditório do IPDJ para assistirem à peça do "Auto da Barca do Inferno" , de Gil Vicente, representada pela companhia de teatro Contrapalco Produções de Teatro.
Fazendo jus à máxima "ridendo castigat mores", a companhia divertiu e fez pensar a audiência, que assistiu com interesse ao desfilar e julgamento das diversas personagens-tipo vicentinas.
Foi uma representação bastante fiel ao texto original, com alguma animação e, segundo os alunos, uma experiência única, divertida e educativa. Tiveram especial impacto junto do público os momentos em que os atores trouxeram as suas personagens para junto do público, interagindo com os jovens estudantes, convidando-os a participar na sua representação. Alguns chegaram mesmo a subir ao palco pela mão da Alcoviteira.
Esta atividade revestiu-se da maior pertinência, uma vez que o "Auto da Barca do Inferno" faz parte do programa de Português, e contribuiu para uma melhor compreensão do texto de Gil Vicente, ao mesmo tempo que proporcionou aos alunos o contacto com uma experiência cultural distinta – a ida ao teatro.
Os alunos tiveram ainda oportunidade de contactar com a exposição de Banda Desenhada "O homem aranha, 50 anos de aventuras" patente ao público nas instalações do IPDJ de Castelo Branco.
No dia 11 de novembro festejámos o magusto. O nosso magusto teve lugar no pátio da escola. Foi um dia em que revivemos histórias e tradições. Antes do magusto tivemos a oportunidade de falar sobre a Lenda de S. Martinho e também entoámos canções alusivas ao tema. Com a ajuda da D. Isabel e das professoras, preparou-se a fogueira para assar algumas castanhas. Depois saboreámos as castanhas assadas e bebemos sumos.
Durante a atividade do magusto brincámos muito, pintámos a cara com o carvão da fogueira e fizemos uma corrida de sacos. As professoras, durante a atividade, tiraram algumas fotos. Ficámos todos bonitos! Foi um dia divertido e cheio de alegria.
Texto coletivo 2º e 3º anos EB1 Malpica do Tejo
O Clube Europeu Meteor Escola da Escola Cidade de Castelo Branco, como já é tradição, comemorou, em 19 de novembro, o Dia Internacional dedicado à Geografia e aos Sistemas de Informação Geográfica, conhecido pela comunidade científica por GisDay. O objetivo desta comemoração é demonstrar as aplicações práticas dos conhecimentos geográficos que fazem a diferença na nossa sociedade.
O GISday integra-se na Semana da Consciência Geográfica, este ano subordinada ao tema "O Poder dos Mapas", pelo que esteve patente no átrio da escola uma exposição de trabalhos dos alunos de 7º ano, sobre a evolução da cartografia e sobre a observação e representação de paisagens.
Também os alunos de 7º ano participaram na atividade "Documentos Desnorteados" organizada em conjunto com a Biblioteca Escolar podendo aplicar conhecimentos sobre orientação, localização e escalas que fazem parte do programa curricular de Geografia.
Os alunos do 7º Ano da EB Faria de Vasconcelos celebraram o Dia Internacional da Tolerância que se comemora no dia 16 de novembro, respondendo a um desafio lançado pelas professoras de Ed. Visual e de Inglês que, usando conteúdos programáticos de ambas as disciplinas, teve como objetivo transversal o de incutir e desenvolver nos alunos o sentido da interculturalidade e do respeito pela diferença.
A data foi simbolicamente assinalada pelos delegados e sub-delegados das turmas ao colocarem três painéis numa das paredes do bar dos alunos compostos por "azulejos" que cada um pintou e onde cada um escreveu palavras, expressões ou frases de sua autoria sobre a temática da tolerância.
Os alunos "visitaram" igualmente turmas dos 1º. 2º e 3º Ciclos, alertaram os colegas para a importância desta data ser celebrada todos os dias e aplicaram um inquérito, servindo o seu posterior tratamento estatístico para a dinamização de outras atividades promotoras da inclusão num Agrupamento de Escolas que se quer saudavelmente multicultural.
No inquérito a que as turmas envolvidas responderam para a avaliação da atividade, os alunos consideraram que a sua realização os fez olhar "com outros olhos" para a temática da tolerância e os fez repensar algumas das suas atitudes perante os outros e deixaram, entre outros, impressos nos seus painéis, dois reptos à comunidade escolar: "Fall in love with souls, not faces!" / "Dare to see what's invisible to the eyes!".
Cristina Santos & Gabriela Valente
Continuar... 7º ANOS ASSINALAM O DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA