netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

Projeto de recomendação de Castelo Branco – o mais votado na Comissão Parlamentar

O Círculo Eleitoral de Castelo Branco, representado pela ESNA de Castelo Branco, pela Escola Secundária do Fundão e pela Escola da Gardunha, compareceu, nos dias 8 e 9 de maio, na Assembleia da República, para defender o projeto de recomendação eleito na sessão distrital e vencedor na 1ª Comissão, constituída pelos distritos dos Açores, Vila Real, Faro, Porto e Fora da Europa.

As alunas Carolina Pires e Rafaela Ramos prepararam, cuidadosamente, este trabalho parlamentar, as suas intervenções e questões, apoiadas pela professora Carla Salgueiro. A aluna Carolina Pires, porta-voz do distrito, apresentou, com distinção, as medidas e, juntamente com a aluna Rafaela Ramos e os colegas da bancada parlamentar, debateram e defenderam, com “garra” e poder de argumentação, o seu projeto de recomendação que foi eleito pela comissão parlamentar como projeto–base.

O dia terminou com um programa cultural misterioso e divertido com o mágico Mário Daniel e um magnífico jantar no Refeitório dos Monges. O descanso teve lugar num hotel de Lisboa.

No dia seguinte, estas medidas foram objeto de debate no plenário, que integra todos os círculos eleitorais, tendo algumas sido incluídas no projeto final que vai ser entregue à Assembleia da República para discussão com os deputados “residentes”.

No segundo dia, os trabalhos tiveram início com um discurso do presidente da Assembleia da República, Drº Augusto Santos Silva, do Ministro da Educação e do Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Dr. Alexandre Quintanilha. À porta-voz do distrito coube colocar a questão à deputada do PAN. A pergunta selecionada abordou  a falta de uma estrutura de apoio eficaz para idosos, tendo em conta que temos uma população envelhecida. 

Por fim, foram discutidas, com entusiasmo, as propostas de todas as comissões em plenário, tendo-se aprovado doze medidas já publicadas no site do Parlamento dos Jovens.

A aluna Bruna Santainho (9ºA) fez a cobertura jornalística do evento, tendo participado na visita guiada à Assembleia e tendo-se movimentando nas comissões e no plenário, para elaborar uma reportagem de multimédia que, em breve, apresentará à Assembleia e aos leitores desta página.

Todos os deputados e jornalistas do Círculo de Castelo Branco consideraram a experiência inesquecível.