netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

No dia 22 de abril comemorou-se o dia da Terra e o clube de voluntariado da ESNA “Partilha” organizou atividades para assinalar o mesmo de forma a envolver os alunos dos 9.º A e B e 11.º F e G.

Assim,os alunos do 9.º B envolveram-se na realização da exposição sobre este tema, orientados pelas professoras Ana Luísa Pinho e Dolores Fidalgo. Foi montada no átrio da ESNA, a exposição alusiva a esta temática, tendo as professoras Antónia Correia, Conceição Pombo e Ana Diva dado um contributo inestimável na montagem da mesma. O trabalho desenvolvido por todos, professores e alunos refletiu um espírito de solidariedade e partilha que muito enriqueceu e alegrou a todas as professoras. Partilhar ideias e projetos une alunos e professores e todos nos sentimos mais “cheios” e ricos.

No intervalo grande da manhã (10.15h) do dia 22 de abril realizaram-se algumas atividades no átrio da ESNA. Assim, duas alunas do 11.ºG, Maria Valente e Carolina Naré, declamaram um poema em Inglês intitulado “The Earth speaks”. Este poema foi escolhido pela professora Dolores Fidalgo, que treinou com as alunas a declamação do mesmo no âmbito da disciplina de Inglês. De seguida, foi cantado, em karaoke, pelos alunos e respetiva professora, a canção “Imagine” de John Lennon. A mesma professora treinou nas suas aulas, esta canção com os alunos. Esta canção apela aos valores da Paz, Tolerância e Liberdade, tão necessários na situação de guerra que vivemos neste momento no continente europeu.

A professora Dolores Fidalgo apelou aos jovens, num pequeno discurso, que defendam sempre estes valores no presente e no futuro, pois não há Paz sem Tolerância e Liberdade. Reforçou também a ideia que não há um planeta B e que temos de preservar o que temos da melhor maneira possível.

As professoras Ana Diva e Ana Luísa Pinho; com a colaboração dos professores José Domingos e Teresa Condeixa organizaram uma exposição alusiva ao dia da Terra com as suas turmas de 7.º ano que ficou patente no átrio da Escola Cidade Castelo Branco. Foi interessante ter havido um esforço de partilha entre as Escolas Nuno Álvares e a Escola Cidade Castelo Branco.