netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

No dia 4 de abril, as turmas dos 10.ºs anos F, G e H participaram numa sessão de sensibilização no âmbito dos recursos hídricos promovida pelo Representante da Quercus, Samuel Infante. A docente de Geografia A tinha inscrito a atividade no início do ano letivo no PAA no âmbito dos recursos hídricos nacionais.

A atividade procurou operacionalizar as Aprendizagens Essenciais (AE) relativamente às disponibilidades hídricas face aos diferentes usos, relacionando com a especificidade climática do país onde existe irregularidade intra e interanual da precipitação no território nacional.

Pretendemos treinar os nossos alunos no sentido de se tornarem cidadãos e futuros profissionais críticos quando ao uso da água, com ferramentas que possibilitem a tomada as decisões mais acertadas no âmbito das características hídricas do país. Assim, pensamos contribuir para alguns dos princípios enunciados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), nomeadamente nas áreas de competências de raciocínio, resolução de problemas e relacionamento interpessoal, entre outras.

Acreditamos que com esta sensibilização promovida pela ONG nacional Quercus, a pedido da docente, os alunos destas turmas estejam mais despertos para o valor da água, a necessidade de controlar os desperdícios e para a tomada de decisões mais amigas do planeta e do país, agora e no futuro.

A docente, Lucinda Araújo