netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

No dia 17 de dezembro, deram-se por encerradas as sessões de Workshop de Criatividade e Geração de Ideias realizadas pelo projeto “Pense Indústria i4.0”, que contou com o diretor do Agrupamento, Dr. António Carvalho. O qual realçou, de entre outras, a importância do desenvolvimento das competências Empreendedoras em ambiente escolar, como sendo uma mais-valia numa futura integração no mercado de trabalho.

O projeto iniciou-se no dia 13 de outubro, com a realização de um seminário online (webinar), das 16:00 às 19:00, onde foram apresentadas aos professores todas as atividades do projeto “Pense Indústria i4.0”. Nomeadamente, o Concurso Nacional de Empreendedorismo – “Isto é uma ideia – IoT”, o Concurso de Ferramentas Digitais i4.0 e Empreendedorismo – “F1 in Schools”, os “Laboratórios de Tecnologias i4.0 – com as visitas de imersão a Empresas/Centros Demonstradores i4.0”, bem como as sessões de “Demonstração e Experimentação de Tecnologias Industriais i4.0”.

O Workshop de Criatividade e Geração de Ideias foi realizado em todas as turmas do 3.º ciclo e secundário, bem como em todas as escolas do agrupamento, envolvendo mais de 1100 alunos e mais de 60 professores.

Neste Workshop foi solicitado aos alunos que, em 15 minutos, criassem uma ideia inovadora e, para isso, utilizaram o método SCAMPER. Este método tem como objetivo estimular a criatividade e a inovação de produtos ou serviços.

Durantes as três semanas de workshop foram apresentadas várias ideias e todas muito inovadoras, por exemplo: um aparelho que filtra água e ar de forma a diminuir a poluição presente perto das indústrias; um robot que faz a cama; sapatilhas ligadas a uma APP que mudaria a sua cor; um armário inteligente que escolhe a roupa em função do tempo e um ecoponto que emite um sinal para a empresa de recolha, avisando que está cheio. Estes são alguns exemplos das variadíssimas ideias desenvolvidas.

No segundo período, as mesmas turmas serão convidadas a participar em sessões de Demonstração e Experimentação de Tecnologias Industriais i4.0, onde se poderá observar e interagir com Exoesqueletos, Sistemas de Inteligência Artificial, Braços Robóticos, Modelação e Impressão a 3 Dimensões.  

Após o Workshop, várias equipas apresentaram a inscrição ao Concurso Nacional “Isto é uma ideia IoT”. Aguardamos com expetativa que estejam presentes na fase da Final Regional, a 05 de abril, e que passem muitas ideias à fase seguinte, a Final Nacional, que está prevista a 26 de abril de 2022. A todas as equipas, desejamos bom trabalho e boa sorte.