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No dia 23 de maio, decorreu na Escola Secundária Nuno Álvares, uma sessão de esclarecimento dirigida às duas turmas do 9º ano e promovida pelos Conselhos de Turma, em articulação com o Projeto “Educação para a Saúde”.

Sob a temática COMPORTAMENTOS ADITIVOS E DEPENDÊNCIAS, prioritária para a Organização Mundial de Saúde, a sessão foi dinamizada pelas Psicólogas Teresa Beirão (simultaneamente, encarregada de duas alunas envolvidas) e Bruna Pinto, ligadas ao Centro de Respostas Integradas de Castelo Branco.

Na primeira parte, as oradoras clarificaram conceções como “Qualquer atividade, substância, objeto ou comportamento que se torne o foco principal da vida de uma pessoa e que a exclui de outras atividades ou que a prejudica física, mental ou socialmente é considerado um comportamento aditivo” e “A continuidade e a perseverança deste tipo de comportamento – Álcool, Drogas, Jogo, Trabalho, Exercício Físico, Sexo, Compras, Comida, Redes Sociais, Telemóvel, (...), coexistindo com outros fatores neurobiológicos, psicológicos, genéticos e ambientais, poderá evoluir para dependência”. Na segunda parte, esclareceram as dúvidas, apresentadas anonimamente pelos alunos.

Estes alunos estiveram ainda envolvidos nas dinâmicas SUPORTE BÁSICO DE VIDA e PRIMEIROS SOCORROS, dinamizadas por encarregados de educação.

Assim, vamos construindo uma escola mais esclarecida, consciente, responsável e SAUDÁVEL!

 

De acordo com as aprendizagens essenciais definidas na disciplina de Ciências Naturais, para o 9º ano, realizou-se no dia 12 de maio, na Escola Secundária Nuno Álvares, a dinâmica PRIMEIROS SOCORROS, proposta pelos Conselhos de Turma, em articulação com o Projeto “Educação para a Saúde”.

A sessão foi dinamizada pela enfermeira Elda Riscado, encarregada de educação de um aluno envolvido, com vasta experiência na sua área profissional e na formação de jovens e adultos.

Foram abordados os procedimentos adequados em acidentes digestivos, circulatórios, respiratórios, da pele e do esqueleto, e demonstradas as formas de atuação em emergência, com recurso de materiais caseiros, se possível, com o intuito de minorar os efeitos a curto e/ou a longo prazo.

Recorde-se que no dia 28 de abril, estes alunos já estiveram envolvidos na atividade teórico-prática, sobre Suporte Básico de Vida.

O que se pretende? Que estes jovens, em contexto de emergência/acidentes, possam prestar socorro de modo autónomo, solidário, responsável e consciente.

 

A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica lançou a 21.ª edição do Prémio "Traduzir" para alunos do 11.º ano e do 12.º. O galardão distingue a melhor tradução para língua portuguesa de textos em inglês, francês, alemão ou espanhol. Uma equipa de professores de Inglês e Espanhol do 11.º ano e de Português do 12.º da Escola Secundária Nuno Álvares colaboraram na divulgação e dinamização desta iniciativa, tendo-se inscrito e participado na atividade 14 alunos de inglês e 4 de espanhol.
Está de parabéns a aluna n.º 13, do 12.º A, Inês Simões, a quem irá ser atribuída uma 2.ª Menção Honrosa pela sua tradução de inglês para português. A cerimónia irá realizar-se no dia 22 de junho, às 14:30h, no Pólo de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa.

 

Projeto de recomendação de Castelo Branco – o mais votado na Comissão Parlamentar

O Círculo Eleitoral de Castelo Branco, representado pela ESNA de Castelo Branco, pela Escola Secundária do Fundão e pela Escola da Gardunha, compareceu, nos dias 8 e 9 de maio, na Assembleia da República, para defender o projeto de recomendação eleito na sessão distrital e vencedor na 1ª Comissão, constituída pelos distritos dos Açores, Vila Real, Faro, Porto e Fora da Europa.

As alunas Carolina Pires e Rafaela Ramos prepararam, cuidadosamente, este trabalho parlamentar, as suas intervenções e questões, apoiadas pela professora Carla Salgueiro. A aluna Carolina Pires, porta-voz do distrito, apresentou, com distinção, as medidas e, juntamente com a aluna Rafaela Ramos e os colegas da bancada parlamentar, debateram e defenderam, com “garra” e poder de argumentação, o seu projeto de recomendação que foi eleito pela comissão parlamentar como projeto–base.

O dia terminou com um programa cultural misterioso e divertido com o mágico Mário Daniel e um magnífico jantar no Refeitório dos Monges. O descanso teve lugar num hotel de Lisboa.

No dia seguinte, estas medidas foram objeto de debate no plenário, que integra todos os círculos eleitorais, tendo algumas sido incluídas no projeto final que vai ser entregue à Assembleia da República para discussão com os deputados “residentes”.

No segundo dia, os trabalhos tiveram início com um discurso do presidente da Assembleia da República, Drº Augusto Santos Silva, do Ministro da Educação e do Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Dr. Alexandre Quintanilha. À porta-voz do distrito coube colocar a questão à deputada do PAN. A pergunta selecionada abordou  a falta de uma estrutura de apoio eficaz para idosos, tendo em conta que temos uma população envelhecida. 

Por fim, foram discutidas, com entusiasmo, as propostas de todas as comissões em plenário, tendo-se aprovado doze medidas já publicadas no site do Parlamento dos Jovens.

A aluna Bruna Santainho (9ºA) fez a cobertura jornalística do evento, tendo participado na visita guiada à Assembleia e tendo-se movimentando nas comissões e no plenário, para elaborar uma reportagem de multimédia que, em breve, apresentará à Assembleia e aos leitores desta página.

Todos os deputados e jornalistas do Círculo de Castelo Branco consideraram a experiência inesquecível.

 

 

 

No dia 28 de abril de 2023, 44 alunos da Escola Secundária Nuno Álvares do 11º e 12º anos de escolaridade deslocaram-se à Universidade de Aveiro para participar nas Competições Nacionais de Ciência, na prova de Matemática – XEQMAT, e na prova de cultura geral, PROVAQSABES. A atividade foi dinamizada pela professora Maria do Carmo Luís e os alunos foram acompanhados pelas Professoras Anabela Valente, Manuela Taveira e Maria do Carmo Luís.

Durante o ano letivo, os alunos tiveram oportunidade de treinar as provas na plataforma online da Universidade de Aveiro e, pela segunda vez consecutiva, estiveram presentes nas Competições Nacionais de Ciência. Na prova de Matemática XEQMAT11, a equipa formada pelos alunos João Ferro e Mariana Gonçalves, do 11º B, conseguiu o 10º lugar, num total de 313 equipas. Nessa mesma prova, a equipa formada pelas alunas Joana Silva e Madalena Moreno, do 11ºE, conseguiu o 20º lugar. Na prova de cultura geral PROVAQSABES, os alunos Diogo Ferreira e Diogo Barata, do 11º E, ficaram em 10º lugar, num total de 300 equipas.

Mais uma vez, esta foi uma experiência bastante enriquecedora. Ao longo do ano letivo, os alunos mostraram-se sempre interessados e envolvidos nos treinos. Será uma atividade para repetir no próximo ano, pois é sempre uma boa solução para melhorar a aprendizagem dos alunos e motivá-los a ambicionar melhores resultados e nunca desistirem dos seus objetivos.