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Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

Vencido algum tempo sem torneios na ESNA a alegria de participar em torneios regressou.

Realizou-se no dia 8 de abril, o torneio de futsal com 16 equipas distribuídas por 3 competições (feminina, 3.ºciclo masculino e secundário masculino).

Na competição feminina, as atletas da equipa “As Dribalas” arrebataram o 1.º lugar da competição.

Analogamente no 3.º ciclo masculino, a equipa vencedora foi “Rolinhas FC”.

No secundário, o triunfo tocou a equipa “P 90’S” que venceu a formação “Mancos FC” num jogo eletrizante que conduziu os espetadores ao rubro.

O Grupo de Educação Física congratula-se com o sucesso de mais uma edição deste evento desportivo, após algum tempo de paragem, devido à pandemia,  que promove o desporto, estilos de vida saudáveis, o convívio e a proximidade entre os elementos da comunidade escolar.

Saúda-se o empenho e a atitude desportiva de todos os intervenientes.

O grupo de Educação Física da ESNA.

No dia 4 de abril, as turmas dos 10.ºs anos F, G e H participaram numa sessão de sensibilização no âmbito dos recursos hídricos promovida pelo Representante da Quercus, Samuel Infante. A docente de Geografia A tinha inscrito a atividade no início do ano letivo no PAA no âmbito dos recursos hídricos nacionais.

A atividade procurou operacionalizar as Aprendizagens Essenciais (AE) relativamente às disponibilidades hídricas face aos diferentes usos, relacionando com a especificidade climática do país onde existe irregularidade intra e interanual da precipitação no território nacional.

Pretendemos treinar os nossos alunos no sentido de se tornarem cidadãos e futuros profissionais críticos quando ao uso da água, com ferramentas que possibilitem a tomada as decisões mais acertadas no âmbito das características hídricas do país. Assim, pensamos contribuir para alguns dos princípios enunciados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), nomeadamente nas áreas de competências de raciocínio, resolução de problemas e relacionamento interpessoal, entre outras.

A docente da disciplina de Geografia A das turmas dos 10.º anos dos Cursos de Ciências Socioeconómicas e de Humanidades, F, G e H da ESNA, tinha inscrito, no início do ano letivo, no PAA uma visita de estudo ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) de Castelo Branco.

As turmas G e F já se deslocaram nos passados dias 25 e 30 de março respetivamente e a turma H fará a visita no próximo dia 20 de abril, que, por motivos exteriores à Escola, não foi possível realizar na mesma altura das outras turmas.

A visita encontra-se inserida no âmbito curricular da disciplina – subtema os “recursos hídricos”, unidade “a especificidade do clima português” – mais diretamente relacionada com a operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE) relativas às especificidades climáticas, a sua relação com as disponibilidades hídricas, distribuição geográfica e variação intra e inter anual da precipitação, relacionada com a circulação geral da atmosfera.

No dia 29 de março, pelas 15h, os alunos do 11.ºB da Escola Secundária Nuno Álvares, (ESNA) assim como alguns alunos da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), deslocaram-se à Fábrica da Criatividade para assistirem a uma palestra promovida pela ESART, realizada pelos Professores  Raul Cunca e José Simão no âmbito do tema “Modos e Formas da Prática do Design”.

Os palestrantes transmitiram a importância de traduzir da melhor forma possível os objetivos e ambições dos clientes de um Designer, exprimindo a importância desta função e a confiança no artista.

A memória é a consciência inserida no tempo (Fernando Pessoa)

No dia 25 de março de 2022, os alunos da turma C do 12.º ano do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Nuno Álvares realizaram, no âmbito da disciplina de Português, uma visita de estudo à Casa da Memória da Presença Judaica em Castelo Branco, tendo sido acompanhados pela respetiva professora , Maria Celina Caldeira, e pela professora Maria José Rafael. Esta atividade foi realizada com o objetivo de os alunos contextualizarem algumas das aprendizagens realizadas nas aulas de Português, no âmbito do estudo  da obra “Memorial do Convento” de José Saramago.

Ao longo da visita foi possível observarem e compreenderem a origem e função de vários elementos da religião judaica, assim como conhecerem um pouco mais sobre as festividades e costumes desta interessante comunidade. Além disso,  foi-lhes dado a conhecer o duro dia a dia vivido pelos judeus nos anos abrangentes pela Inquisição em Portugal (1536-1861).