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Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

Realizou-se no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, no decorrer doCoaching3 mês de novembro e de dezembro, uma Ação de Formação sobre Coaching na educação: Comunicação e motivação na sala de aula, orientada pelas formadoras Ângela Coelho e Sandra Belo, que criaram, em 2008,  a primeira empresa de coaching parental portuguesa, Family Coaching.
Esta ação teve como objetivos centrais promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes, fomentar a utilização de ferramentas do coaching na escola e favorecer a partilha, troca de experiências e reflexões em torno desta temática.
As técnicas de coaching e a sua aplicação em contexto escolar foram abordadas pelos formados, debatendo-se princípios gerais que poderão traduzir-se na prática diária dos docentes, designadamente a importância da autoconfiança no bem-estar das pessoas e na comunicação no contexto escolar, a relevância do comportamento verbal e não-verbal na comunicação, o impacto que a comunicação positiva tem na relação com os outros e na sala de aula.


A reflexão centrou-se sobretudo no individuo, evidenciando-se, através de metodologias inovadoras e diferenciadas, que o conhecimento dos nossos limites, a identificação das qualidades e competências pessoais, a focalização na solução e não nos problemas, a consciencialização de que o agente de mudança é o próprio indivíduo, a importância da pragmática – definição de objetivos realistas e alcançáveis-, a identificação de soluções únicas e especiais, são essenciais para gerar a confiança, em si e nos outros, vital para nos impulsionar para a mudança.Coaching2
Efetivamente, para que haja progresso nas relações e se corrijam situações deficientes na comunicação, importa reconhecer que em todo o processo de coaching é necessário um coach (aquele que ajuda, faz perguntas, encoraja, lança desafios, sugere tarefas e “escuta” o outro, mantendo uma atitude encorajadora e positiva) e um coachee (aquele que pede ajuda, e em quem o coach se deve focar, motivando-o para alcançar os objetivos).
As formadoras deixaram, ainda, alguns auxiliares linguísticos que são, certamente, importantes para se obter sucesso em todo este processo:
Evitar o NÃO; Substituir o MAS por E; Evitar o TENTAR. Faça!; Substituir o DEVO por QUERO; Substituir o SE por QUANDO; Substituir o CONDICIONAL pelo PRESENTE.

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