netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

Há ideias que perpassam no tempo e encontram eco em cada CorAção.Inclusivamente-num-Coracao 01

No Projeto Inclusivamente há professores, pais, alunos... turmas inteiras empenhadas em "dar mais ao mundo" com consistência e continuidade. Duas grandes ações congregaram massivamente a comunidade: a recolha de papel para o Banco Alimentar e a Recolha de Plástico para ajudar o Gonçalo a obter a sua cadeira de rodas. Ambas foram concretizadas com Cor+Ação! À cor azul de um laço e de um abraço, correspondeu uma ação (recolha de plástico) que ultrapassou as 4 toneladas de plástico e ao multicolorido de revistas, livros, jornais ou pacotinhos de açúcar, uma outra ação (recolha de papel) que superou as 3 toneladas.

Em simultâneo, 4 turmas formadas pela Equipa Young Volunteam/Inclusivamente desenvolveram inúmeras iniciativas e projetos que deram muito... muito mais ao mundo: recolha de alimentos para o Banco Alimentar; Campanha de recolha de fundos para a AMI, Participação na Campanha do Pirilampo Mágico; Atelier de reciclagem e solidariedade; Criação de um laço azul; elaboração, com alunos mais novos, de lembranças para o dia da mãe; encontro de gerações na Santa Casa da Misericórdia; elaboração de corações solidários.

Inclusivamente-num-Coracao 02 Inclusivamente-num-Coracao 03

Muitos outros alunos e turmas, abraçaram esta ideia do coração e, como uma onda que se espraia, muitos corações foram surgindo para formar um único coração: e eis que no coração da cidade ecoou o elo da solidariedade: 5 turmas do 3.º ciclo (num total de 106 alunos) construíram, no âmbito da Disciplina de Educação Visual, um Projeto de Coração Solidário; uma turma do 1.º ciclo deu COR e muita AÇÃO à iniciativa do coração Solidário e presenteou-nos com os seus pequenos-grandes corações! Muitos outros alunos de diversas escolas e anos quiseram também oferecer o seu coração...

Inclusivamente-num-Coracao 04 Inclusivamente-num-Coracao 05

Mas houve também iniciativas empreendedoras e arrojadas! Com as muitas camisolas que foram oferecidas ao Inclusivamente, uma turma especial pôs mãos à obra e levaram à prática o Projeto "Somos Todos...". Olhando para a veia poética, artística, científica e humana que todos transportamos, uma turma composta por 16 alunos, concretizou uma iniciativa que viria a tocar o coração de toda a comunidade albicastrense: camisolas personalizadas. De uma forma nova e criativa conseguiram dar resposta à causa que há muito nos mobiliza: apoiar a aquisição de medicamentos a pessoas que os não podem pagar. Porque assim pretendemos agir Inclusivamente: num só coração a criar e a cuidar!

A Equipa do Inclusivamente