netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

Nos dias 21 e 27 de maio de 2021, respetivamente, os alunos das turmas B e A do 6.ºano da Escola Faria de Vasconcelos, visitaram o Parque do Barrocal, em Castelo Branco, acompanhados por alguns dos seus professores. Esta visita decorreu das 9:00 às 12:30 e os seus objetivos enquadram-se no âmbito do DAC (Domínio de Articulação Curricular) que tem vindo a ser desenvolvido em ambas as turmas desde o 5.ºano.

Antes da visita, cada aluno recebeu um guião no qual constavam as tarefas/ atividades que deveriam desenvolver no âmbito das várias disciplinas e, à entrada do parque, foi também fornecido um mapa/ roteiro ilustrado, muito útil.

No parque do Barrocal existe uma grande biodiversidade. No que diz respeito à fauna, podem observar-se vários tipos de borboletas (como a borboleta cauda-de-andorinha), répteis (como a salamandra e o sardão), aves (como o abelharuco), javalis, entre outros. Quanto à flora, destacam-se os carvalhos, os sobreiros, as giestas, o rosmaninho e também o jacinto-dos campos, o narciso e as donzelas. Os caminhos e passadiços foram adaptados às características topográficas e geológicas do lugar, o que, juntamente com os mirantes (que permitem contemplar o campo e a cidade), proporciona uma experiência muito enriquecedora aos visitantes.

Os alunos desenharam algumas das paisagens que foram observando e transpuseram as personagens de histórias anteriormente trabalhadas para o espaço do parque, dando asas à imaginação e criando novas aventuras, destacando-se as referências ao Mirante de Castelo Branco, ao Túnel do Lagarto, ao Observatório dos Abelharucos, ao Círculo de Domo, à Ponte Suspensa e ao parque infantil. Abundam também referências a algumas rochas, como a Cabeça do Alien, o Cogumelo Gigante ou a Pedra da Rondoa.

Esta visita foi muito interessante e os alunos divertiram-se, aprenderam coisas novas e aplicaram conhecimentos de várias áreas, com gosto. Todos os objetivos foram atingidos.