netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

MUSEU FRANCISCO TAVARES PROENÇA JÚNIOR

Uma “Joia” de Castelo Branco

Encontramo-nos numa das entradas principais de Castelo Branco em frente ao Museu Francisco Tavares Proença Júnior. O museu foi fundado em 1910 com a coleção arqueológica de Francisco Tavares Proença Júnior, personalidade de múltiplos interesses no mundo da ciência e das artes que se notabilizou especialmente como arqueólogo.

Começou por ser museu municipal. Mais tarde passou a fazer parte dos museus nacionais e esteve instalado em vários edifícios de Castelo Branco, primeiro no Convento dos Capuchos de Castelo Branco e a partir de 1971 no antigo Paço Episcopal. O seu primeiro diretor foi Francisco Tavares Proença Júnior que infelizmente morreu 16 anos depois, muito novo, apenas com 33 anos de idade.

O Museu é composto por várias partes: a arqueologia, a história do bispado, a oficina de escolas de bordados de Castelo Branco. Além disso, o Museu tem uma biblioteca, onde encontrámos a Srª Deolinda Paulo, com quem estivemos a falar.

Contou-nos que trabalha no Museu há 36 anos e conhece-o muito bem. “O museu também tem uma exposição permanente das tecnologias do linho e da seda, matérias utilizadas nas colchas. Tem também um espaço dedicado às exposições temporárias e uma biblioteca especializada em arqueologia e história de arte, na qual eu trabalho e uma oficina de bordados.”

Ultimamente o Museu tem recebido atividades de entretenimento, como atuações dos alunos do Conservatório  Regional de Castelo Branco, em que nós temos participado.

A D. Delminda  Paulo disse-nos também que o Museu tem um jardim muito bonito, também conhecido como o Jardim do Paço e que “abriu uma nova sala ao lado do Jardim do Paço antes do arcos”.

Assim concluímos a nossa reportagem sobre o Museu Francisco Tavares Proença Júnior. Esperamos que tenham gostado.

Só mais uma coisa:

Abertura de terça a domingo incluindo as horas de almoço.

Nós aconselhamos todos a visitarem o museu, pois é muito bonito e tem coisas muito interessantes.

Trabalho de grupo realizado por: Ana Tomé, Inês Cabrito, Mykhaylo Kasak, 8ºB,

no âmbito da disciplina de Português