netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

Respondendo ao desafio de participar no “Dia Nacional do Pijama”, a turma do 1º ano da Escola Faria de Vasconcelos decidiu participar nesta Comemoração.

A iniciativa, em curso desde 2012, pretende sensibilizar para “o direito das crianças crescerem numa família”, especialmente aquelas que, por razões diversas, estão separadas das suas famílias biológicas.

O Dia Nacional do Pijama que coincide com o Dia Internacional dos Direitos da Criança tem um significado muito importante, chama a atenção para o problema das crianças desprivilegiadas e tenta aumentar o número de famílias de acolhimento em Portugal, para que, as crianças que estão separadas dos seus pais possam ser acolhidas por casais dispostos a dar-lhes carinho, amor e educação. As famílias de acolhimento têm um papel fundamental. Em Portugal apenas 4% das cerca de 8.000 crianças que vivem separadas dos pais, vivem em famílias de acolhimento. Uma realidade muito diferente da existente noutros países europeus. A iniciativa do Dia Nacional do Pijama surgiu como forma dar a conhecer esta realidade e também de angariar fundos para as crianças que vivem em instituições, é uma data em que crianças ajudam outras crianças.

Sensibilizados por esta realidade, os alunos do 1º ano envolveram-se, com entusiasmo, nas atividades que o Projeto calendarizou, de acordo com o seu nível etário. Na semana de 21 de outubro, receberam os kits. A partir do dia 30 de outubro, como atividade da sala, cortaram e montaram a Casa dos Pijamas para crianças; decoraram o espaço; ouviram a história Todos de Pijama. Na semana de 4 de novembro, entregaram aos pais o convite, a Abraçadinha e a Casa dos Pijamas. No dia 14 de novembro, trouxeram para a Escola a Casa dos Pijamas. No dia 20 de novembro, realizaram atividades alusivas ao dia, tiraram fotografias e guardaram, como recordação, a Casa dos Pijamas. No que respeita À Dança - Canção da Missão Pijama – 2019, os alunos ouviram, interiorizaram, entoaram e dançaram a canção “Quero Acreditar”

A comemoração do Dia Nacional do Pijama permitiu o brincar espontâneo, promoveu a Escola de valores, pois, proporcionou às crianças a partilha e viveram a solidariedade; contribuiu para evidenciar o valor da família e a aproximação entre pais e a Escola. Foram dias educativos. Por tudo isto, o balanço da Comemoração do Dia Nacional do Pijama é francamente positivo.

1º A – Faria de Vasconcelos