netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

A Escola Cidade de Castelo Branco comemorou o Dia Mundial da Água, 22 de março, com um conselho Eco-Escolas que contou com a colaboração da artista plástica Rosário Bello.

A "Água" está presente na obra da artista, não só na pintura, mas também nos seus poemas, nomeadamente, "A Gotinha" e "Azul" que constam do seu livro "A Cor das Palavras" e que foram lidos por uma aluna.

Rosário Bello falou sobre a sua arte, o seu percurso de vida, o gosto pelo desenho e pintura que sente desde criança e a vontade de perseguir os seus sonhos até os concretizar. E reforçou esta mensagem junto dos alunos: que sonhem, que acreditem, que trabalhem, que lutem para concretizar os sonhos assim como ela também lutou muito para conseguir alcançar os seus objetivos nos quais sempre acreditou.

Depois, e para estupefação de todos, a artista brindou os presentes com um desenho a carvão e uma pintura a óleo sobre tela, elaborados, no momento, pela própria. Mostrou ainda a sua generosidade ao oferecer as referidas obras à escola.

Neste conselho foram apresentadas algumas das atividades realizadas pelos alunos, no âmbito do programa Eco-Escolas, nomeadamente, a participação na Missão ambiental realizada no Jardim Zoológico de Lisboa, no concurso "Segue a tua Natureza" e numa ação na barragem de Santa Águeda, uma das que abastece de água a cidade de Castelo Branco.

Com base num vídeo elaborado por um aluno, foi feita uma reflexão sobre o consumo doméstico de água e a necessidade de utilizar este recurso, de uma forma racional e eficiente.

Foi ainda apresentado o projeto "Muros com Vida" que está a ser desenvolvido na escola e referido o projeto “Cada Gota Conta”, dinamizado pelos Serviços Municipalizados de Castelo Branco e no qual os alunos de 7º e 8º anos vão participar.

Para além de alunos, professores, representantes dos encarregados de educação e do pessoal não docente, estiveram presentes neste conselho Eco-Escolas, representantes da Câmara Municipal de Castelo Branco, dos Serviços Municipalizados, da Cáritas, da RVJ Editores e da Quercus.

O conselho terminou com um agradável convívio à volta de um saboroso lanche.

 

 

A coordenadora Eco-Escolas: Manuela Costa