netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

O Clube de Ciências da Escola Cidade Castelo Branco, inserido no clube “Há Ciência na Cidade”,  tem desenvolvido desde o início do ano letivo diversas iniciativas que visam criar as condições necessárias para se implementar uma horta pedagógica. Logo no início do ano letivo, preparou-se o espaço através da fertilização do solo e a delimitação dos espaços a ocupar. Para além disso, definiram-se as culturas a desenvolver, nomeadamente, o cultivo de faveiras, ervilheiras, alfaces, couves, rabanetes, salsa, alhos, feijoeiros, batateiras e cebolas.

No final do segundo período, já eram visíveis os resultados do trabalho desenvolvido, pois muitas das plantas cresceram e floriram, o caso das ervilheiras e das faveiras. É de referir que outras se encontravam em desenvolvimento, sendo necessário aguardar mais algum tempo para que venham a atingir o máximo desenvolvimento – alhos e batateiras.

Tem sido indispensável realizar trabalhos de manutenção, nomeadamente, retirar as ervas daninhas, regar e colocar redes e suportes para trepar.

Podemos referir, que um dos objetivos é aprender fazendo, pelo que avaliamos a massa inicial das batatas usadas na sementeira, de modo a ser comparada com a produção final de batatas.

É ainda de realçar, que todos os canteiros foram implantados depois do estudo prévio da sua área e da forma geométrica que iriam ter. Para conseguir concretizar estes objectivos teve de se aprofundar conhecimentos de Matemática e agilizar as unidades de medida.