netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

O Clube de Ciências e a Impressora de Sorrisos da Escola Cidade de Castelo Branco participaram, no passado dia 16 de março, na Semana Aberta da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO).

No âmbito desta atividade, 11 alunos, acompanhados pelas professoras Florinda Carrega e Teresa Condeixa, deslocaram-se à delegação da ACAPO em Castelo Branco, onde participaram no Dia Temático dedicado à orientação e mobilidade na deficiência visual.

Os estudantes realizaram um conjunto de ações com os olhos vendados, a saber: deslocaram-se na rua com a ajuda de uma bengala; jogaram ao jogo do galo especial para cegos; simularam uma ida ao supermercado e aprenderam a ajudar a sentar um invisual numa cadeira.

Durante a iniciativa, tiveram oportunidade de aprender alguns conceitos da escrita Braille, e com o recurso a uns óculos que simulavam várias deficiências visuais, perceberam as dificuldades que os cegos e amblíopes sentem no dia a dia. Para além disso, ficaram a conhecer vários equipamentos dirigidos aos cegos.

No entender das professoras, “esta foi uma experiência única, importante e que muito sensibilizou os alunos”.

Florinda Carrega