netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

A Escola Cidade de Castelo Branco participou, em dezembro, na maratona rAn, com as turmas 5.ºA, 5.ºE, 7.ºB, 8.ºA  e 8.ºC. Nesta iniciativa, os alunos testaram o jogo rAn (Raising awareness about natural disaster).

Esta participação surge em resposta ao desafio proposto pelo NUCLIO – Núcleo interativo de Astronomia e pela InovLabs, na sequência de um workshop sobre o projeto rAn para os professores da escola.

O projeto rAn tem por objetivo ajudar os alunos a lidar com situações de emergência, através do desenvolvimento de um jogo que aumente a sua consciencialização e os prepare para estas. O principal objetivo do jogo é que o jogador sobreviva a um desastre e desenvolva uma comunidade resiliente no âmbito de riscos geológicos periódicos. O jogo está baseado numa storyboard dinâmica suportada por elementos interativos tais como quizzes, quebra-cabeças e mini-jogos. Juntamente com o jogo, será desenvolvido um Guia que fornecerá uma visão geral completa de todas as características do jogo.

De referir que naquele workshop os professores puderam participar numa discussão sobre a mais-valia da aprendizagem sobre desastres naturais através dos jogos educativos na sala de aula e explorar o jogo rAn.

Salienta-se que este jogo foi criado para alunos do 4.º ao 7.º ano, mas pode ser explorado por alunos de outras idades. Houve ainda uma introdução à programação de um mini-jogo sobre desastres naturais em Scratch.