netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

A turma D do 9.º ano da Escola Cidade Castelo Branco, construiu uma exposição no âmbito do seu DAC (Domínio de Autonomia Curricular) – o valor da água. Como objetivo geral, pretendia-se que os alunos tomassem consciência da importância da água, como recurso fundamental e limitado, numa perspetiva sustentável.

Durante as aulas de Educação Visual, Educação Artística, Matemática e de Geografia, os alunos identificaram exemplos da importância da água nas atividades económicas, identificaram problemas e soluções que reduzissem a pegada hídrica das atividades humanas na hidrosfera, puderam tomar decisões com os seus pares e desenvolver boas práticas de trabalho em grupo, cumprindo as regras sanitárias.

Os trabalhos foram feitos em técnicas diversificadas, com pequenas esculturas, colagens, pinturas, giz e cálculos. Como suporte, utilizaram cartolinas, cartões e o quadro preto, procurando com criatividade alertar para o problema suscitado.

Os oceanos têm sido muito maltratados por todos nós, enquanto habitats de várias espécies, e, por outro lado, a água doce, potável que todos necessitamos nas mais diversas atividades, é um recurso limitado e ao qual mais de 600 milhões de pessoas no mundo não têm acesso, limitando o seu desenvolvimento enquanto cidadãos e do próprio país.

Os trabalhos foram elaborados após a sessão proferida pelo orador da Quercus, Samuel Infante, abordando o trabalho da ONG Charity Water.

Convidamos a comunidade escolar a ver a exposição da turma que se encontra na Escola Cidade Castelo Branco (corredor de acesso à secretaria).

 

Ana Luísa Pinho e Lucinda Araújo