netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

No início de janeiro, deslocaram-se à Escola Cidade de Castelo Branco duas técnicas da Associação Amato Lusitano, Joana Silva e Filipa Balroa, para falar com os alunos do 9.º A sobre o voluntariado em geral e em particular sobre o projeto Avós Adotados.

Esta ação tem como principal objetivo combater a solidão e o isolamento social dos idosos/as residentes no município de Castelo Branco e promover ações de voluntariado concertadas para acompanhamento e apoio destes numa lógica de promoção do seu bem-estar psicossocial. Pretende-se ainda fomentar e promover relações intergeracionais.

O programa incide em contactos telefónicos, que se pretendem regulares, entre voluntário/a e idoso/a. Os contactos têm como propósito possibilitar ao/à idoso/a só uma palavra amiga, estabelecendo com isso um laço de proximidade que sirva para quebrar os níveis de isolamento social.

Voluntariaram-se sete alunos para participar neste projeto Avós Adotados. O processo ficou estagnado no período do confinamento, mas já foi relançado, prevendo-se para breve o início dos contactos de cada aluno/a com o/a avô/ó que adotou. Pretende-se que esta ação de voluntariado dos alunos perdure para além do final do ano letivo.

Esta iniciativa envolve as disciplinas de Inglês e Cidadania e Desenvolvimento em parceria com a referida Associação Amato Lusitano.