netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

A turma A de 3.º ano da Escola Cidade Castelo Branco iniciou o projeto: “Histórias e Memórias” que contou com a valorosa presença de avós dos alunos da turma, na sala de aula, ao longo do 1.º período.

A avó da Ana Carolina deu a conhecer a lenda associada a Nossa Senhora de Mércoles, relatou a realidade escolar de outrora, a avó de Simão Marques falou da aldeia de Póvoa de Rio de Moinhos, da toponímia e do quotidiano rural e os avós de Maria Leonor mostraram a realidade de um enfermeiro e de uma professora. Os visitantes responderam cabalmente à entrevista preparada pelos alunos que se esmeraram nos registos, na ilustração e na súmula escrita para mais tarde recordar.

O projeto "Histórias e Memórias" tem sido um sucesso, na medida em que se torna um orgulho para os alunos verem os seus avós no papel de professores, mostrando o que o passado tem de melhor. Por outro lado, a aprendizagem é muito vasta porque há toda uma ambiência que é revivida, os objetos que os avós trazem para a aula são novidade e o alargamento vocabular e do universo de ideias dos nossos aprendizes é incontestável.