netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

Escola Cidade de Castelo Branco com projeto selecionado

“GPS e Meteorologia na proteção da floresta” foi o projeto selecionado para desenvolvimento, no concurso Ciência na Escola promovido pela Fundação Ilídio Pinho. O trabalho vai ser desenvolvido pelos alunos do Clube Europeu/Meteor-Escola e por alunos do 5º ano de escolaridade envolvendo as disciplinas de Geografia, Ciências Naturais, Matemática, História e Geografia de Portugal e Espanhol. As atividades a desenvolver pretendem fomentar nos jovens, uma atitude científica e experimental numa perspetiva multidisciplinar.

O projeto teve o reconhecimento do júri pelo interesse e valor do mesmo e pertinência da sua implementação e recebeu financiamento para o seu desenvolvimento, numa cerimónia realizada em Coimbra no dia 2 de abril, onde estiveram presentes diversas personalidades nomeadamente o Sr. Engº Ilídio Pinho que reconheceu o trabalho das escolas e dos seus professores na dinamização deste tipo de projectos que contribuem não só para a formação dos alunos mas também para a dinamização das actividades locais e para o progresso do país.

O concurso deste ano, subordinado ao tema - Ciência e Tecnologia para a Rentabilização dos Recursos Naturais - pretende valorizar as potencialidades dos recursos naturais através da concretização de projetos assentes nos saberes científicos e tecnológicos.

O projeto apresentado pela Escola Cidade de Castelo Branco, envolve atividades de georreferenciação de espécies vegetais, utilização dos dados das estações meteorológicas (convencional e automática) da escola, utilização de software para simulação de propagação de incêndios florestais e elaboração de cartografia digital, entre outras.