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Cursos Profissionais

 

 

 

O Clube de Ciências da Escola Cidade Castelo Branco, inserido no clube “Há Ciência na Cidade”, em conjunto com as turmas do 8º A, C e E, tem desenvolvido, ao longo do ano letivo, diversas atividades no âmbito do projeto “Hortas Bio nas Escolas”. Logo no início do ano letivo, preparou-se o espaço através da fertilização do solo e a delimitação dos espaços a ocupar. Para além disso, definiram-se as culturas a desenvolver, nomeadamente, o cultivo de faveiras, ervilheiras, alfaces, couves, rabanetes, salsa, alhos, feijoeiros, batateiras e cebolas.

No final do segundo período, já eram visíveis os resultados do trabalho desenvolvido, pois muitas das plantas cresceram e floriram, o caso das ervilheiras e das faveiras. É de referir que outras se encontravam em desenvolvimento, sendo necessário aguardar mais algum tempo para que viessem a atingir o máximo desenvolvimento – alhos e batateiras. No final do ano letivo já é possível proceder à colheita de algumas espécies e tirar conclusões sobre o seu ciclo vegetativo e estabelecer relações com as características climáticas da região.

Tem sido indispensável realizar trabalhos de manutenção, nomeadamente, retirar as ervas daninhas, regar e colocar redes e suportes para  algumas plantas treparem.

Podemos referir, que um dos objetivos é aprender fazendo, por exemplo, avaliamos a massa inicial das batatas usadas na sementeira, de modo a ser comparada com a produção final de batatas.

É ainda de realçar, que todos os canteiros foram implantados depois do estudo prévio da sua área e da forma geométrica que iriam ter. Para conseguir concretizar estes objetivos teve de se aprofundar conhecimentos de Matemática e agilizar as unidades de medida.

Também o conhecimento dos dados de temperatura, humidade e pressão atmosférica, registados na estação meteorológica da escola, permitem estabelecer relações entre esses dados e as necessidades de água das diferentes espécies. 

 

 

No dia 17 de maio realizou-se uma visita de estudo ao Parque do Barrocal com a turma do 7ºC da Escola Básica Cidade de Castelo Branco, no âmbito da disciplina de Geografia em articulação com o Clube Europeu.  A visita foi muito apreciada pelos alunos por vários fatores, nomeadamente o contacto com a natureza (observação e descrição da paisagem) e pela aplicabilidade dos conteúdos da disciplina (ler e interpretar mapas na localização de lugares através das coordenadas geográficas).

 

Professores Pedro Henriques e Manuela Costa

 

No âmbito do Programa Eco-Escolas, as turmas 5º A, 5º B, 6º B, 6º C e 6º D aceitaram o desafio Super-Ecolápis, que lhes foi lançado pelo professor de Educação Visual, António Mateus, o que lhes permitiu elaborar trabalhos originais de criação/ilustração, sob a orientação do professor.

Surgiram trabalhos com muita qualidade, quer em termos de técnicas de desenho e pintura, quer em termos de criatividade e imaginação. Foi selecionado um trabalho por turma, tendo os cinco trabalhos sido submetidos ao concurso Super Eco-Lápis, no escalão de 2º e 3º ciclos, a nível nacional.

Este concurso tem como objetivos

– Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade;

– Conhecer o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: Brochura do Ecolápis + Cartaz com o ciclo do Ecolápis);

– Promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos;

– Desenvolver a criatividade;

– Aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura.

Foi com grande entusiasmo que os alunos participaram, aguardando agora os resultados do concurso.

 

A Coordenadora Eco-Escolas: Manuela Costa

 

 

 

 

No dia 15 de maio de 2023, na sala audiovisual da Escola CCB, Daniela Pedro, designer de Interiores e Equipamento, da ESART, apresentou um projeto de um ecoponto.

Durante o dia, fez apresentações para as turmas dos 9ºB, C e D e dos 8ºA e B.

A intenção principal desta iniciativa foi mostrar aos alunos a conceção de um objeto de eco design, com a ilustração e a explicação das diferentes fases metodológicas. Da ideia ao desenho, da criação do protótipo até ao produto final.

Um elemento fundamental na criação do ecoponto teve que ver a longevidade dos materiais utilizados, não deixando de lado a usabilidade e a expressão estética do objeto. 

Em paralelo, foi feita uma reflexão sobre a eficácia dos ecopontos utilizados em espaços onde há muitas pessoas, questionando-se o tempo de vida do material utilizado e os locais escolhidos para a sua colocação.

Os alunos mostraram-se interessados no projeto apresentado, nos problemas abordados, tendo ficado claro o seu interesse através das perguntas colocadas sobre o design e a sustentabilidade.

A atividade foi dinamizada pelas docentes Ana Pinho e Ana Diva Gonçalves.

 

No âmbito do programa Eco-Escolas, a aluna Rita Capinha, do 8º D da escola Cidade de Castelo Branco, participou no projeto JRA – Jovens Repórteres para o Ambiente, com uma vídeo reportagem sobre o Parque do Barrocal que pode ser vista em baixo:

 

  

 

 

A Coordenadora Eco-Escolas: Manuela Costa