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No âmbito do Programa Eco-Escolas, um grupo de alunas, de 7º e 8ºanos, que integra o Conselho Eco-Escolas, participou na atividade “Muros com Vida” com a pintura de um muro no espaço escolar junto ao acesso ao pavilhão gimnodesportivo da Escola Cidade de Castelo Branco.

O Projeto “Muros com Vida” consiste na realização de pinturas ao ar livre num muro, dentro ou fora do recinto escolar. As pinturas  devem enquadrar-se nos temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços Exteriores”,  devendo representar um ecossistema ou um conjunto de elementos que o compõe.

As alunas escolheram um ecossistema terrestre com elementos predominantes na região onde a escola se insere. A salientar, algumas espécies animais como o coelho bravo, o rato do campo, o chapim azul e a cegonha e espécies vegetais arbustivas como o rosmaninho, a giesta e a esteva e arbóreas como a azinheira e o sobreiro.

Foi uma atividade que as alunas realizaram com grande interesse e motivação dando vida a um espaço exterior muito frequentado pelos alunos dos vários ciclos de ensino.  

 

Como é habitual, a Escola Cidade de Castelo Branco participou no concurso promovida pelo Programa Eco-Escolas que consiste na elaboração do Poster Eco-Código. Segundo o Regulamento, este deverá expressar uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola.

Este ano, o poster teve como base o concurso Super Ecolápis que foi desenvolvido pelo Professor de Educação Visual, António Mateus, nas turmas em que leciona: 5º A, 5º B, 6º B, 6º C e 6º D.

Após a seleção dos cinco trabalhos a apresentar ao concurso, havia ainda uma grande quantidade de desenhos de qualidade com imaginação e criatividade. Assim, foi escolhido um desses desenhos que se pudesse adaptar ao poster Eco-Código. A autora do desenho selecionado é a aluna Laura Duarte Vidal Camelo, do 6º C.

A professora coordenadora do Eco-Escolas, Manuela Costa, trabalhou com um grupo de alunas de 7º e 8º anos que pertencem ao Conselho Eco-Escolas e ao Clube Europeu, sensibilizando-as no que respeita às atitudes a ter na escola e fora da escola, perante o ambiente, assim como dos riscos que corremos se não tivermos uma intervenção consciente perante o planeta. Deste trabalho, surgiram diversas frases para o Eco-Código, posteriormente selecionadas de acordo com a originalidade, a rima e o eventual impacto na comunidade escolar e inseridas no desenho acima referido.

Brevemente, o poster estará a votação nas redes sociais do Programa Eco-Escolas, apelando-se desde já à votação por toda a comunidade educativa.

 

A cerimónia de entrega dos prémios do 1º Concurso de Cartoons Científicos realizou-se, no dia 14 de junho, na sala de audiovisuais da Escola Cidade de Castelo Branco. A sessão contou com a presença do diretor do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, António Carvalho; da coordenadora do clube “Há Ciência na Cidade” do Projeto Clubes Ciência Viva na Escola (responsável pela promoção do concurso), Florinda Carrega; do coordenador da Escola, Jorge Garcia; de Anabela Reis, da direção do Agrupamento; do coordenador do Departamento de Ciências, Pedro Viana; da representante da Porto Editora, Susana Guerra; do diretor da RVJ Editores, João Carrega; de representantes do departamento de Artes, António Mateus e Lurdes Gonçalves; e do coordenador do PAA, Francisco Paula.

O concurso, aberto a todos os níveis de ensino, reuniu mais de duas centenas de trabalhos de alunos do pré-escolar ao 3º ciclo do ensino básico. O júri composto pela coordenadora do Clube “Há Ciência na Cidade”, por professores do agrupamento, e por membros externos, elegeu os melhores trabalhos, a saber:

 

Pré-Escolar – 1º Gustavo Marques; 2º Diogo Miguel; 3º Francisca Cardoso;

1º Ciclo – 1º Kyara Basso; 2º Clara Mendes; 3º Henrique Matos;

2º Ciclo – 1º Beatriz Ribeiro; 2º Carolina do Carmo; 3º Leonor Lopes;

3º Ciclo – 1º Joana Correia; 2º Madalena Alves; 3º Nicolas Veiga.

Menções honrosas: Beatriz Silva, Bruna Batista; Beatriz Leitão e Beatriz Fernandes.

De referir que além dos prémios aos vencedores (medalha e livros) foram também entregues a todos os concorrentes um diploma de participação.

 

 

O Clube “Há Ciência na Cidade”, da Escola Cidade de Castelo Branco/Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, enquadrado na Rede Nacional de Clubes Ciência Viva, desafiou os alunos dos vários ciclos de ensino a elaborar trabalhos originais de criação/ilustração, tipo cartoon, visando temas científicos ou cientistas. O resultado deste desafio esteve em exposição nos últimos dias de aula no átrio da Escola Cidade de Castelo Branco e no corredor adjacente.

O Concurso teve como objetivos principais desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Ciência; promover a reflexão sobre o trabalho científico e o seu impacto na sociedade; desenvolver a criatividade; e aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura, numa perspetiva integradora STEAM.

 

 

No dia 9 de maio, os alunos das turmas A e B do 9º ano, da Escola Cidade Castelo Branco, envolveram-se numa atividade conjunta com alunos do IES de Moraleja.

Os docentes e os alunos espanhóis foram recebidos, calorosamente, pelo Diretor do Agrupamento, Coordenador de estabelecimento e pelas professoras Andrea Barros e Carla Rocha. A receção efetuou-se na sala de Audiovisuais da instituição. O Diretor do Agrupamento proferiu algumas palavras de boas-vindas. Também o Coordenador de estabelecimento, o professor Jorge Garcia, brindou os presentes com breves discursos, reforçando a importância da realização do intercâmbio escolar no percurso estudantil dos alunos. Foi, ainda, apresentado um pequeno vídeo realizado pelos alunos do 8º D mostrando a importância da aprendizagem da língua castelhana.

Ainda na escola, em articulação com o Clube Europeu, foram tocados os Hinos nacionais de Portugal e Espanha e hasteadas as duas bandeiras e a bandeira europeia. 

De seguida, os alunos deslocaram-se para o “Jardim do Paço”, para conhecerem um pouco da história da cidade e facilitar a interação linguística entre os intervenientes. Posteriormente, decorreu o almoço, no jardim da cidade, com momentos de interação entre os alunos das diferentes escolas.

            De salientar que, quer os professores de IES de Moraleja quer os docentes da Escola CCB, reconhecem a importância deste tipo de atividade para que, em ambos os contextos, se coloquem em prática as aprendizagens que são realizadas ao longo do percurso escolar das disciplinas.

O grupo de espanhol