netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

Ao longo do ano letivo, os alunos das turmas 9.ºB e 8.ºD desenvolveram, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC), várias atividades interdisciplinares que tiveram como desfecho a exposição “Las Meninas - de Madrid a Castelo Branco”, no seguimento do projeto homónimo apresentado e desenvolvido no Agrupamento.

Esta exposição, patente no átrio do bloco B, tem como elemento central um paralelepípedo com pinturas de duas alunas do 9.ºB e à sua volta gravitam dezenas de maquetes bidimensionais que recriam com originalidade a Infanta Margarita, expoente máximo da obra mais emblemática de Diego Velázquez, realizadas pelos alunos nas aulas de EV e CEA. Simultaneamente, os visitantes da exposição podem visualizar um vídeo produzido pelos alunos na disciplina de Espanhol, premiado a nível nacional, e apreciar as mostras musicais que o acompanham.

No entanto, as atividades desenvolvidas nos Domínios de Autonomia Curricular tiveram a particularidade de abranger a generalidade das disciplinas, tal como programado em conselho de turma, depois de auscultadas as duas turmas envolvidas.

Além de EV, CEA e Espanhol, estiveram envolvidas outras disciplinas como TIC, com a criação de sites; História, com várias contextualizações e enquadramentos; Física e Química, com a análise do espetro da luz, Ciências, com o tema da genética e dos espaços verdes em Madrid, Educação Física, com a uma sensibilização para a importância postural, Geografia, com um enquadramento geográfico da capital espanhola e dos seus locais mais emblemáticos, Português, Inglês e Matemática.