netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

A Escola Cidade de Castelo Branco acolheu, no passado dia 8 de novembro, a palestra “Um Universo de informação. A luz.”. O evento teve como preletor o investigador Paulo Maurício, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Organizada pela professora de ciências Físico-Químicas, Florinda Carrega, a palestra foi proferida para as turmas 7.ºC e 7.ºD, no âmbito das Ciências Físico-Químicas, e foi a segunda palestra concretizada na Escola, pelo projeto “O Espaço vai à Escola”, promovido pelo ESERO Portugal (European Space Education Resource Office), da Agência Espacial Europeia, em parceria com a Ciência Viva.

Nesta sessão online, o investigador lembrou que “excluindo a radiação gravitacional (de deteção recente), toda a informação que nos chega de qualquer local no Universo, é transportada pela ‘luz’.

Depois de uma breve introdução histórica sobre a evolução do estudo da ‘luz’ (radiação eletromagnética), Paulo Maurício falou “deste meio de transporte de informação e da sua importância no contexto astronómico, já que é a ‘luz’ que tem permitido aprofundar o nosso conhecimento sobre o Universo”.

A palestra proporcionou aos nossos alunos uma nova experiência de aprendizagem com um investigador na área da Atrofísica, com da qual puderam levar mais além o seu entusiasmo pela ciência e pelo espaço.

Os objetivos desta atividade passaram por “desenvolver o gosto pela ciência e pela investigação em ciência; reconhecer e valorizar a importância da Investigação Científica na Sociedade; ajudar a consolidar as aprendizagens; elevar os níveis de conhecimento e promover a literacia científica”