Provocacoes filosoficas1

No âmbito das comemorações do dia mundial da Filosofia, foi organizada pela BE/CR com a colaboração do grupo de Filosofia, no passado dia 27 de novembro, uma celebração que ocorreu em dois momentos. De manhã, pelas 10:00, na biblioteca Egas Moniz da sede do Agrupamento Nuno Álvares, para alunos do 10º ano de escolaridade. De tarde, pelas 18:00, um encontro/debate aberto a todos alunos, professores e funcionários do agrupamento.



A sessão da manhã, com alunos do 10.o ano de escolaridade, abriu com uma curta metragem, feita por um grupo de alunos da professora Ana Paula Domingues, que interrogava o ser, e uma intervenção de um outro aluno que interpelava as questões do conhecimento.
Foram convidados para intervir na sessão Vitor Toscano, antigo professor de Filosofia da Escola Secundária Nuno Álvares, e José Domingues, professor na Universidade da Beira Interior.
Vitor Toscano discorreu sobre as relações entre o ser e o ter, numa perspetiva filosófica, mas que, dado o caráter inicial da aprendizagem dos alunos, englobou o campo da história da Filosofia, apontando para uma visão pessimista da atualidade, através de uma clara vitória do ter.

José António Domingues, numa curta intervenção, debruçou-se sobre as relações entre o homem e o espaço vazio e construído.
Na sessão da tarde, que contou com a presença de um maior número de professores e de funcionários, desenrolou-se um debate com a intervenção dos presentes, nomeadamente alunos de 10o G, moderado pelos professores João Barata, Ana Paula Domingues e José António Domingues, que versou as relações entre o e o homem e o espaço, nomeadamente a abordagem ao espaço escola como casa/habitação.

Provocacoes filosoficas2