netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

No dia 26 de abril de 2023, numa quarta-feira, concorremos ao Pmate, um concurso nacional de ciências realizado na Universidade de Aveiro, uma cidade encantadora.

Quando entrámos no autocarro, rumo a Aveiro, estávamos muito animadas e cheias de energia, embora estivéssemos com poucas expetativas de ganhar. Duas horas e meia de viagem e o nervosismo ia começando a aparecer...

Chegámos a Aveiro e encantámo-nos com o tamanho enorme da Universidade. Entrámos e tivemos de esperar quase duas horas para realizarmos a prova, pois estavam quase mais de 1000 alunos à nossa frente. Mas, rapidamente chegou a nossa vez.

Entrámos na sala e a concentração apareceu naquela hora. Fizemos as provas e sentimos correram muito bem, melhor do que esperávamos. Mas, continuávamos sem muitas expetativas...

Almoçámos na cantina da Universidade e voltámos ao autocarro para visitarmos Aveiro. Passeámos e vimos vários moliceiros!

Depois de passearmos, veio a parte mais esperada, a entrega dos prémios. Havia muita gente! Os prémios foram entregues por ciclo (o 1.º e 2.º).

Começaram por anunciar as ciências. Nunca nos iremos esquecer daquele momento em que anunciaram os 3.º, 2.º e 1.º lugares. Demos as mãos. Anunciaram primeiramente o 3.º lugar que foi para o Porto. Começámos a perder a esperança, mas mantivemos as mãos dadas. Quando anunciaram o 2.º lugar, perdemos literalmente a esperança, pois foi para Lisboa... O nervosismo era enorme, mas rapidamente anunciaram o 1º.  lugar. Foi exatamente assim: "O primeiro lugar do Natweb 5º. ano não vai para Coimbra! Não vai para o Porto! Também não vai para Lisboa! Vai para Castelo Branco!" E foi nesse momento em que todos nós gritámos e ouvimos que o prémio ia para a nossa escola, a CCB, e continuaram: "O 1.º lugar do Natweb 5.º ano vai para....Teresa Moura e Vitória Martins!" Ficámos sem palavras. Nunca nos esqueceremos daquele momento.