netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

 

Alunos dos Ensino Secundário e 9.º ano do  Ensino Básico, assistiram, no passado dia 28 de Março, à representação da peça de teatro “Deixem o Sexo em Paz”,  da companhia Maria Paulos. A peça foi representada no Cineteatro Avenida, com uma sessão às 10h e outra às 12:00h, participando 532 alunos (do 9º ao 12º ano de escolaridade) e 39 professores da Escola Secundária Nuno Álvares.

Esta atividade insere-se num plano e programa de várias atividades de Promoção e Educação para a Saúde no Agrupamento (vulgarmente conhecido como projeto PES), abordando, no caso, a educação sexual (incluída,  enquanto domínio a desenvolver, na disciplina / área transversal de Cidadania e Desenvolvimento e no tema global “Afetos e educação para uma sexualidade responsável” do Referencial de Educação para a Saúde, publicação conjunta da D.G.Educação e D.G.Saúde de 2017).

Na peça, em monólogo, a atriz Maria Paulos, interpretando vários papéis, abordou, de forma séria mas divertida, aspetos diversos, como a menstruação, virgindade, gravidez na adolescência, aborto, a dificuldade dos pais em abordar estes temas com os filhos e a importância dos afetos.

A Equipa do PES agradece a colaboração da Direção do Agrupamento, da Câmara Municipal de Castelo Branco e dos alunos e docentes envolvidos.