netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

(Clicar para ver o vídeo)

Nos dias 26 e 30 de janeiro, fomos assistir a uma atividade integrada no Projeto Bibliodigitalmat, um projeto interdisciplinar organizado pela matemática e pela biblioteca escolar.

Assistimos à leitura do livro “Falha de Cálculo”, leitura feita pela professora Célia Rodrigues, acompanhada de imagens da história. A história tinha personagens muito interessantes (Gertrudes, Anabiribana e Cálculo Mental) e diálogos muito divertidos.

Eles tinham que resolver um enigma e houve muitas peripécias.  Mostrou-nos como é importante o cálculo mental e outros assuntos importantes na matemática.

Assim, a matemática é mais divertida e mais fácil de aprender.

Para quem gosta de enigmas, aqui fica:

”Junta ao número de arestas de um cubo, o quadrado de nove e o número de horas de diferença entre Lisboa e a Tailândia. Ao número que encontraste acrescenta um zero e multiplica-o por 2. Encontrarás um ano muito célebre”.

Fica um spoiler “foi o ano internacional da matemática”.

No final houve uma surpresa de que gostámos muito. O professor João Paulo, de Educação Musical, e as suas turmas musicaram a história através de um rap sobre as personagens e as peripécias por que passaram. As canções foram acompanhadas por bitbox.

 

Os alunos do 6 A, 6 B, 6 C e 6 D