netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 No dia 25 de outubro, os alunos da turma de Geometria Descritiva do 10ºano, dirigidos pela professora Maria Antónia Correia, criaram, no âmbito da festa de Halloween, os morcegos que foram colocados à porta da biblioteca e perto desta. Mas por que foram os morcegos colocados perto da biblioteca?

A resposta é simples: além de estarmos na altura do Halloween, os morcegos também são muito importantes para a preservação dos livros presentes nas bibliotecas, isto é, eles alimentam-se dos insetos que comem as folhas dos livros. Alguns destes insetos podem ser moscas, traças, parasitas e outros tipos de insetos. Muitas pessoas ficam surpresas ao descobrirem ou verem nas bibliotecas morcegos, chegando até a pensar que estes podem danificar os livros, mas a única coisa que eles fazem é comer os parasitas e protegerem os livros. Podemos “visitar” estes mamíferos, por exemplo, na biblioteca do Convento de Mafra e na biblioteca São-Joanina, na Universidade de Coimbra.

Resumindo, os morcegos não se limitam a assustar as pessoas mais sensíveis: eles são essenciais para as bibliotecas, protegem o seu espólio, enfim, são uns verdadeiros heróis!

 Aluna: Iara Bento nº8 10ºB