netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

Os porta-vozes do círculo eleitoral de Castelo Branco do Ensino Básico e do Ensino Secundário são também do AENACB

A brilhante prestação dos alunos João Francisco Martins, Catarina Martins e Matilde Malta, na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, que decorreu no IPDJ, no dia 22 de março, culminou com o apuramento da equipa para a Sessão Nacional, a realizar nos dias 30 e 31 de maio na Assembleia da República, tendo também o aluno João Francisco Martins sido eleito como porta-voz pelo círculo eleitoral de Castelo Branco.

O AENACB aderiu mais um ano a este Programa, que pretende contribuir para a formação de jovens mais conscientes, participativos e críticos. A edição deste ano, com o tema Fake News - o impacto da desinformação na Democracia, mobilizou toda a comunidade educativa, tendo sido uma das mais participadas, com três listas a concorrer.

Durante a campanha eleitoral, os alunos realizaram sessões de esclarecimento sobre a temática em causa em todas as turmas do Secundário e assistiram a uma palestra proferida pela jornalista freelancer Catarina Martins, ex-aluna da ESNA. As eleições foram muito participadas, com 450 alunos a expressarem o seu voto nas urnas, sendo a lista C a grande vencedora, com 10 deputados eleitos, seguida da M, com 9, e da X com 4.