netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

A 20 de março comemorou-se o Dia Mundial da Saúde Oral, uma iniciativa da World Dental Federation. No dia 21 de março, os alunos da turma de 10.º ano do Curso Profissional de Saúde da ESNA deslocaram-se à EB1 da Sr.ª da Piedade, onde sensibilizaram os alunos de 1.º ano para a importância da saúde oral. Numa manhã bastante animada, os mais novos realizaram algumas atividades lúdico-pedagógicas e aprenderam como fazer uma boa higiene oral.

Foram ainda distribuídas escovas de dentes e amostras de pasta dentífrica, juntamente com alguns folhetos informativos, gentilmente cedidos pela Clínica VerCrescer e pelo Centro de Saúde de S. Tiago. 

Noventa por cento da população mundial está em risco de algum tipo de distúrbio a nível oral, desde lesões de cárie, doenças periodontais, a cancro oral. A nível da população infantil e juvenil, as doenças orais constituem um dos principais problemas de saúde.

A comemoração desta efeméride é uma excelente oportunidade para sensibilizar, motivar e estimular a manutenção da saúde oral durante a vida com os hábitos corretos de higiene oral, alimentação e vigilância adequada. Uma boca saudável é fundamental para a saúde em geral.