netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

Nos dias 14 e 15 de abril, as turmas 9.º A e 9.º B da ESNA e 9.º B e 9.º D da Escola CCB, tiveram uma sessão de sensibilização no âmbito do projeto DAC “o valor da água”. A sessão foi promovida pelas Diretoras de Turma, envolvendo outras docentes dos Conselhos de Turma e o Representante da Quercus, Samuel Infante.

Pretendia-se que os alunos ficassem sensibilizados para as enormes desigualdades no mundo quanto ao acesso à água potável. Trata-se de um recurso que nos países desenvolvidos temos acesso e com qualidade de uma forma generalizada, mas, esquecemo-nos que há 663 milhões de pessoas no mundo que vivem sem água limpa. O acesso muito limitado que alguns povos têm, impede que muitas crianças frequentem a escola porque têm a tarefa de percorrer longas distâncias para fazer a sua recolha, adoecendo com facilidade porque a água não tem qualidade, dificultando o desenvolvimento humano e o alcançar de uma vida com qualidade.

Ficámos a conhecer o papel da ONG Charity: Water cuja missão é mudar essa realidade levando água potável, limpa e segura a pessoas dos países em desenvolvimento. A organização trabalha com dezenas de parceiros locais no exterior e já concluiu mais de 21 mil projetos para levar água, higiene e melhorias de saneamento a mais de 6,4 milhões de pessoas.

Acreditamos que com esta sensibilização, os alunos destas turmas, estejam mais despertos para o valor deste recurso que, estando disponível para alguns ainda não está ao alcance de todos - mais uma razão para o protegermos e moderarmos o seu consumo.

Ana Luísa Pinho e Lucinda Araújo