netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

No dia 11 de março de 2019 realizou-se a iniciativa - HPV e Quê? na Escola Secundária Nuno Álvares. Esta ação de sensibilização decorreu entre as 9h e as 16h e envolveu turmas do 3º ciclo e secundário da mesma escola. Abarcou um conjunto de atividades, promovidas pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro, que fez deslocar à escola uma carrinha Airstream equipada com material de apoio que permitiu esclarecer o que é o HPV (Papilomavírus Humano), transmissão, regras de prevenção e formas de tratamento das doenças provocadas por este vírus. De destacar, que esta ação foi bastante educativa, interativa e de muito agrado dos alunos. Em concreto foram desenvolvidas as seguintes atividades (divididas por três estações):

- Quiz (Sabias que?) em ambiente de realidade virtual, onde foram dadas informações aos alunos, sendo depois feitas algumas perguntas para avaliar os conhecimentos adquiridos;

- Distribuição de tatuagens temporárias com mensagens em realidade aumentada;

- Distribuição de folhetos com informação sobre o que é o HPV, quais os riscos, como se transmite e como se previne;

- Presença de 1 profissional de saúde (médico) para enquadramento e esclarecimento de dúvidas para toda a comunidade escolar.

Esta ação de sensibilização contou com o apoio do Projeto de Educação para a Saúde (PES) do Agrupamento.