netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

A convite das Bibliotecas Escolares, o escritor de literatura infanto-juvenil Nuno Matos Valente esteve nas escolas do Agrupamento Nuno Álvares, nos dias 22 e 23 de outubro, mês das Bibliotecas Escolares, com o intuito de promover a leitura e o  gosto pelos livros.   

Com a sua vinda, pretendeu- se ainda divulgar a obra escolhida para a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura -fase escolar-, no 3º ciclo, A ordem do poço do inferno, de forma a cativar os alunos para a participação neste concurso.

 No dia 23, na Escola Secundária Nuno Álvares, o escritor explicou aos alunos como se fazia um escritor mas também como nasciam os seus livros, em particular a obra sugerida para o concurso. Foi com entusiasmo que os alunos ouviram falaram de geocaching, de tesouros escondidos,  e perceberam que as aventuras do livro se passavam no mosteiro de Alcobaça, monumento de importância histórica para Portugal. Entusiasmante foi também para o escritor partilhar as suas memórias, pois frequentou o “liceu” Nuno Álvares e, sendo albicastrense, muitas vezes transporta para as suas narrativas os espaços da sua infância e juventude. Foi num ambiente de cumplicidade que alunos e escritor trocaram impressões sobre o livro, as personagens e as suas aventuras, ficando o incentivo à leitura à escrita recreativa.

O  escritor foi tambem recebido na BE/Cre da ESNA pelas turmas de 4º ano da Sra da Piedade que vieram visitar as bibliotecas da escola Secundária. Conversou com eles sobre o seu livro "Bestiário Tradicional Português", que reune cerca de 40 seres das antigas histórias portuguesas (monstros, bruxas, anões, gigantes e almas penadas que povoam o território português). Ficou a promessa de voltar para explorar com os meninos de 1º ciclo os monstros das histórias e lendas portuguesas que fazem parte da nossa tradição.