netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 

No dia 27 de abril de 2023,  na Escola Secundária Nuno Álvares, na aula de Português da turma do 7ºA, realizou-se uma atividade,  implementada pela docente da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Maria da Natividade Pires, e pela aluna Beatriz Henriques que frequenta a ESECB e está a estagiar em contextos não formais na Biblioteca da Escola Nuno Álvares, orientada pela coordenadora daquele espaço pedagógico.

A atividade implementada consistiu na  abordagem  do texto poético, nomeadamente “O Vagabundo do Mar”, de Manuel da Fonseca e sua relação com as artes pláticas.

Inicialmente, visualizaram-se duas pinturas, uma de René Magritte e outra de Rafal Olbinski, tendo sido colocadas questões sobre as mesmas. Após exploração destas duas pinturas, fez-se a leitura silenciosa e, de seguida, em voz alta do   poema “O Vagabundo do mar”. Seguidamente passou-se à compreensão do mesmo, tendo sido colocadas diversas questões. No decorrer desta atividade, a participação dos alunos foi muito positiva.