netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

A Biblioteca Egas Moniz, da Escola Secundária Nuno Álvares, foi palco de uma sessão viva e dinâmica de “Escrita Criativa” levada a cabo pelo escritor Pedro Chagas Freitas, no dia vinte e quatro de novembro, com  com a participação dos alunos estrangeiros do projeto “Todos juntos podemos ler” e dos seus mentores, integrados na respetiva turma de Literatura Portuguesa, de 11º ano. A organização foi da Biblioteca Escolar / Cento de Recursos.

Dinamizada pela Biblioteca Escolar, a atividade de abertura teve início, desde logo, com a apresentação do autor e respetiva obra, ficando a cargo de uma aluna mentora do projeto “Todos juntos podemos ler”.

O diálogo inicial foi fundamental para criar a empatia que conduziu a uma interação reflexiva e espontânea sobre o medo que todos temos de nos expor, de sair do nosso espaço seguro, ficando claro que “a escrita é um ato de coragem” e a imaginação, um ingrediente fundamental para a criatividade que afirma a nossa singularidade.

Ao longo da atividade, as turmas puderam partilhar uma experiência única quer no que se refere à constituição das equipas, quer no que diz respeito ao “campeonato de escrita” que se seguiu. Com efeito, os alunos participaram dinamicamente, resolvendo, num esforço conjunto, os problemas colocados no domínio da escrita, observando possíveis resoluções e criando, por fim, a sua própria história, incluindo “uma pitada” de mistério.

Tratou-se de uma atividade  mobilizadora, dado que o autor conseguiu fazer deste espaço ativo um momento de reflexão sobre a escrita, nunca descurando o aspeto lúdico que também deve fazer parte de todo este processo, apostando no prazer de escrever.