netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 

Biblioteca Escolar promove Dia do Autor Português

No dia 19 de maio, os alunos da turma E do 11º ano, da Escola Secundária  Nuno Álvares, celebraram os autores de língua portuguesa com a distribuição e leitura de textos no centro da cidade de Castelo Branco.

No decorrer da aula de Português, os alunos viveram a palavra de uma forma diferente: ofereceram a sua leitura àqueles que passavam e que, com agrado, recebiam poesia e prosa, surpreendidos com a novidade do momento.  Camões, Sophia, Pessoa, Eça, Antero, Torga, entre outros, circularam pela cidade.

Houve ainda, junto das esplanadas,  momentos musicais, em que os alunos tocaram guitarra e cantaram, dedicados à “Pedra Filosofal” , de António Gedeão, e outros poemas.

Os alunos viveram esta iniciativa com muito entusiasmo e os albicastrenses aderiram com interesse e gosto.

Maria da Saúde

 

De Companhia, com Escritores Portugueses

Na passada semana, os alunos do 11º A da ESNA saíram à rua com a sua professora de Português.

Havia que partilhar com a comunidade uma data especial!... O Dia do Autor Português, 22 de maio!...

Organizados, assim, em pequenos grupos, distribuíram-se pela cidade, foram ao encontro dos que consigo se cruzavam, ofereceram-lhes poemas, ou pequenos textos em prosa, de reconhecidos escritores portugueses.

A atividade proporcionou ao grupo a oportunidade de, nas suas abordagens, experienciar reações diversas, algumas inesperadas, outras surpreendentes, mas, na generalidade, de gentil e grato acolhimento.

Foi, sem dúvida, uma agradável e enriquecedora vivência que, com gosto, se renovaria.

 

Castelo Branco, 25 de maio de 2021

Maria Vera da Encarnação Oliveira