netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é recordado, ano após ano, tendo como objetivo homenagear todos os cidadãos que promovem valores cívicos, como a Igualdade e a Não Discriminação. Esta comemoração teve origem na Declaração Universal dos Direitos do Homem, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a 10 de dezembro de 1948, e assinada por 58 estados, cuja finalidade foi promover a Paz, depois da 2ª Guerra Mundial.

Na Escola Cidade de Castelo Branco, a memória daquele dia desdobrou-se em duas atividades. Assim, durante os meses de dezembro e janeiro, a Biblioteca Escolar realizou, em articulação curricular com a disciplina de EDC, do 9º Ano, a Maratona de Cartas, que se tornou num dos maiores eventos de ativismo da Amnistia Internacional, sendo, este ano, dedicado à Não Violência contra as Mulheres. Hoje em dia, as Mulheres encontram-se na” linha da frente” na resistência à discriminação e opressão. Os alunos foram sensibilizados para um conjunto de cinco casos selecionados, que retratavam aquela temática. Posteriormente, procederam a uma recolha de assinaturas, com as quais puderam testemunhar e evidenciar a sua opinião sobre aquele tema, tendo sido enviadas à Amnistia Internacional.

No dia 23 de janeiro, realizaram-se duas sessões para o 8º Ano, com o intuito de sensibilizar os alunos para a celebração da data. Inicialmente, assistiram ao visionamento de um filme, que patenteia a evolução dos Direitos Humanos, ao longo da História. De seguida, os discentes foram desafiados a testar os seus conhecimentos sobre o filme, utilizando, para o efeito, as novas tecnologias. Os alunos aderiram, entusiasticamente, à atividade, tendo ficado com uma visão objetiva e diacrónica dos Direitos Humanos.