netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

Nos dias 15 e 16 de janeiro, os alunos de 12º ano participaram numa atividade de literacias digitais, promovida pela disciplina de Aplicações Informáticas B e pela Biblioteca Escolar, em parceria com o Instituto Politécnico de Castelo Branco, especificamente a Escola de Tecnologia e a Unidade Tecnocientífica de Informática. Com efeito, os alunos foram convidados pelas professoras Teresa Rodrigues, Maria da Saúde e Célia Dias no sentido de enriquecerem os seus conhecimentos no âmbito do programa de tratamento e edição de imagem Photoshop, para puderem trabalhar com mais dinamismo os seus cartazes e apresentações de trabalhos.

Como já é habitual, o Dr. Pedro Silva, professor de multimédia e tecnologias criativas, na EST, dinamizou as sessões, que decorreram em duas tardes livres dos alunos, nas instalações da mesma escola. Os alunos tiveram oportunidade de ouvir as explicações e, simultaneamente, aplicar os conhecimentos em computadores que tinham o programa à sua disposição, em trabalhos de pares. Foram, deste, modo, produzindo um cartaz ilustrativo das muitas potencialidades que este programa pode oferecer.

Foi também o Instituto Politécnico que cedeu transporte para que alunos e docentes se descolassem àquele estabelecimento de forma gratuita.

Esta atividade surgiu na sequência da avaliação da Biblioteca Escolar, que revelou lacunas, por parte dos alunos, ao nível das competências de literacias digitais, nomeadamente na utilização de ferramentas que lhes permitam um melhor desempenho na vida académica, para além de serem conteúdos curriculares de API.

Para além desta atividade, a BE/CRE dinamiza em articulação com TIC/API a promoção de literacias de informação e de segurança na Internet.

Maria da Saúde