netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

A Escola Secundária Nuno Álvares recebeu o escritor Mia Couto, no dia 20 de novembro de 2018, entre as 11 e as 12 horas. A convite da Câmara Municipal, no âmbito duma atividade promovida pela Cultura Vibra, a Biblioteca Escolar da ESNA organizou o evento na escola para alunos do 11.º e 12.º anos das disciplinas de Português e de Literatura Portuguesa, que conversaram com Mia Couto, na Biblioteca Egas Moniz.

Após uma apresentação pelo Diretor do Agrupamento, António Carvalho, e a leitura de um poema pelo aluno Diogo Faustino, “Mudança de idade”, o escritor moçambicano – acompanhado pelo editor Zeferino Coelho –desafiou o público a colocar questões, oferecendo-se para, dessa forma, partilhar as suas experiências enquanto poeta, prosador e cientista.

Os alunos reagiram positiva e entusiasticamente à proposta e o diálogo manteve-se aceso durante todo o encontro. Como se faz o encontro entre a Biologia e a Literatura, que mundos servem de inspiração, como se traduzem palavras inventadas? Foi o momento da palavra e das interrogações. Muito ficou por dizer. Mas continuamos com o escritor nos livros que temos para ler…