Contratação de Técnicos AEC 2018/2019
Aviso de abertura de Procedimento Concursal
Nº de Oferta | ||
2465 | Lista Ordenada | Lista não admitidos |
2466 | Lista Ordenada | Lista não admitidos |
As turmas da Escola Básica da Boa Esperança, deslocaram-se ao Cine – Teatro Avenida, para assistir à peça de Teatro “ A Bela e o Monstro”. Um Musical baseado no filme clássico americano, amplamente conhecido, aqui representado pelos utentes e colaboradores do “Centro de Apoio à Criança,” aos quais agradecemos.
Foi uma brilhante atuação de todos os que nela participaram, proporcionando aos nossos alunos um início de tarde divertido e belo mas muito emotivo, pela participação especial de jovens e adultos diferentes, que provaram que também são capazes.
Os alunos do 4.º B da Escola Básica Nossa Senhora da Piedade iniciaram o dia com uma surpresa muito agradável, um presente dos seus colegas espanhóis do Programa eTwinning, um dicionário de Português-Espanhol e Espanhol-Português.
Esta publicação do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças possui 40.000 entradas; expressões e frases feitas, exemplos de uso e indicadores de contexto; transcrição fonética de ambas as línguas; conjugações; resumo da gramática portuguesa; apêndice bilingue com falsos amigos e topónimos e gentílicos.
Os alunos adoraram este presente.
Aos companheiros de projeto, à Junta da Extremadura e ao Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças o nosso muito obrigada.
A Geofísica revela o interior da Terra
No dia 21 de fevereiro de 2019, decorreu na Biblioteca Egas Moniz da AENACB uma palestra com o Dr. Nuno Alte da Veiga, professor de Geofísica da Universidade de Coimbra, do Departamento de Ciências da Terra.
Quatro turmas do 10º ano, acompanhadas pelos respetivos professores, aprofundaram os seus conhecimentos no que diz respeito à temática “A geofísica revela o interior da terra”, ouvindo durante 90 minutos a excelente lição sobre sismologia, magnetismo e gravimetria.
Esta atividade foi organizada pela Biblioteca Escolar da Escola Secundária Nuno Álvares, em articulação e colaboração com o departamento de Ciências Experimentais, no âmbito do projeto “Cientificamente provável”, que é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Pretende-se, acima de tudo, contribuir para desenvolver, nos jovens, competências de investigação, de comunicação e de literacia da informação, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e prosseguir estudos superiores nas áreas dos seus interesses.
Neste segundo período os alunos do agrupamento tiveram como desafio aprender a programar os robôs lego mindstorm através de desafios propostos pelos professores do clube.
As provas consistiram em programar o robô de modo a que este conseguisse percorrer um trajeto determinado de forma totalmente autónoma.
Não é tarefa fácil, mas com entusiasmo e determinação, os alunos desenvolveram os conhecimentos necessários de programação de modo a saírem vencedores perante os desafios propostos.
Mais abaixo, em vídeo, apresentamos um dos robôs programados: