No âmbito da comemoração do Dia de São Valentim, decorreram, na Escola Cidade de Castelo Branco, várias atividades promovidas pela Biblioteca Escolar, com o objetivo de a data ser, mais uma vez, celebrada pela comunidade educativa.
Os alunos do 3ºciclo produziram textos de opinião acerca do tema “Amor”, que foram objeto de um concurso e uma exposição. Os alunos, em geral, contribuíram para a concretização de outra exposição, constituída por trabalhos alusivos ao Dia de São Valentim, em que os participantes “deram asas” à criatividade, produzindo poemas, acompanhados de ilustrações.
Ainda no contexto da comemoração do Dia de S. Valentim, deslocaram-se à Biblioteca da Escola, nos dias 8 e 15 de fevereiro, as turmas dos 1ºs e 2ºs anos, acompanhadas pelos respetivos Professores Titulares, a fim de assistirem à Hora do Conto. A Hora do Conto viajou ainda até à EB1 e JI dos Escalos de Baixo. A obra selecionada foi “O Sapo Apaixonado”, da Editora Caminho. A leitura da obra, levada a efeito, pela Professora Bibliotecária, foi acompanhada por imagens, tendo suscitado grande interesse e expectativa nos ouvintes. O conto veio corroborar e confirmar as opiniões que os alunos manifestaram, de uma forma expressiva, antes de ouvirem a história, quando interpelados pela contadora acerca do significado de “O que é estar apaixonado?”Surgiram, de uma forma expressiva e, de rompante, respostas como: «É sentir amor por alguém!»; «É sentir paz!»; «O coração bate mais rápido!» Esta hora mágica, em que os ouvintes e a contadora entram num mundo maravilhoso, foi realizada também na EB da Boa Esperança e para todos os alunos da EB e Jardim de Infância dos Escalos de Baixo.
Com este conto, os alunos puderam também comprovar que o Amor é um sentimento abrangente e que não conhece barreiras.
Os alunos do 9.º E, CCB, realizaram um passeio a Sintra, no dia 14 de fevereiro. A visita realizou-se no âmbito de um projeto de promoção do sucesso educativo (transição de todos os alunos, ausência de faltas disciplinares e melhoria da qualidade do sucesso), realizado no passado ano letivo. Os alunos cumpriram os objetivos e foram premiados com este passeio à vila romântica, no dia dos namorados.
À chegada, almoçaram em São Pedro e pediram-lhe bom tempo. Depois subiram a calçada até à Pena. Percorreram as veredas do parque, por entre árvores centenárias trazidas dos quatro cantos do mundo. E entraram palácio que D. Fernando II adaptou de um mosteiro manuelino, ao gosto da sua terra, a Alemanha. Admiraram o tritão e a decoração mudéjar, conheceram os aposentos de reis e rainhas e fizeram-se fotografar nos mais belos recantos do palácio.
Nos dias 1 e 8 de fevereiro, foi assinalado, pelo 9.º E, o Dia do Holocausto, com a apresentação de obras literárias sobre o tema, numa atividade conjunta da Biblioteca Escolar e da disciplina de História.
Alguns alunos partilharam, com os colegas, as histórias de pessoas que sofreram na pele esta tragédia. A Margarida interrogou-se Se isto é um homem, de Primo Levi; a Beatriz narrou-nos a infância de Ilse Losa n´O mundo em que vivi; o Salvador contou-nos a história d`O rapaz do Pijama às Riscas, de John Boyne; a Rafaela falou-nos de uma adolescente escondida, que desabafa com a sua amiga, O Diário; a Madalena deu-nos a conhecer O Caderno do Avô Heinrich, de Conceição Dinis Tomé e a Joana levou-nos ao mundo d´A Rapariga que roubava livros, de Markus Zusak.
Assim, os alunos relembraram o Holocausto através da vida de gente como nós, que sofreu horrores nas mãos dos líderes da época. Como alertam os autores do documentário Noite e Nevoeiro, «Quem de entre nós se mantém vigilante neste estranho posto para avisar da chegada dos novos carrascos? Terão eles verdadeiramente um outro rosto que não o nosso?»
Combate ao Estigma da Perturbação Mental, com a colaboração do GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família) do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares
Nos dias 24, 31 de janeiro e 7 de fevereiro realizaram-se três workshops de sensibilização sobre o tema: “Combate ao Estigma da Perturbação Mental”, desenvolvidos por uma equipa de jovens estudantes e/ou recém-graduados/as voluntários/as da área da psicologia, equipa de Impacto Social (Social Impact Initiative Team) da Federação Europeia de Associações de Estudantes de Psicologia (EFPSA), na qual se realça Portugal como um dos 27 países da Europa envolvidos na organização desta campanha, que se encontra já na terceira edição, com a colaboração do GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família) do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares.
Estes workshops destinaram-se aos Diretores de Turma e tiveram por objetivo, através de uma sessão prática com uma breve componente teórica, esclarecer a comunidade docente de algumas representações associadas à doença mental e capacitá-la na flexibilização de novas perspetivas na abordagem a estas questões. Para tal, as sessões foram eminentemente dinâmicas e integraram a análise de material audiovisual e promoção de discussões interativas, pela partilha de experiências e troca de ideias. Os temas abordados foram a depressão, as perturbações de ansiedade infantil e juvenil e o autismo. Por fim, os elementos do GAAF transmitiram as técnicas de intervenção psicológica com os alunos que apresentam estas problemáticas, como ainda atitudes motivacionais e facilitadoras das relações interpessoais saudáveis.
Realça-se que todos os conteúdos programáticos foram empiricamente revistos por profissionais da área.
Dia 16 de fevereiro, os alunos do 3º B da Escola Básica da Senhora da Piedade foram visitar a Rádio Castelo Branco como forma de assinalar o dia Mundial da Rádio.
Para a preparação desta visita os alunos fizeram uma investigação sobre o papel da rádio ao longo dos anos. Constataram que é o meio de comunicação social que mais audiências atinge, o mais credível para a população e aquele que nos acompanha mais horas, pois acordamos e viajámos com ela para todo o lado. Por fim, não podemos esquecer o papel importante que ela tem para todos os portugueses. Foi através da rádio que se deu início ao golpe de estado que nos proporcionou um novo regime político A Democracia.
O nosso muito obrigada por nos receberem, nos deixarem ler alguns dos nossos trabalhos e até cantar o nosso Hino.