Os alunos e professoras do Clube Europeu da Escola Cidade de Castelo BrancoViagem Bruxelas CCB 1 realizaram uma viagem a Bruxelas, nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril em que visitaram o Parlamento Europeu, numa viagem patrocinada pelo eurodeputado Dr. Fernando Ruas.

Foram três dias em Bruxelas, muito enriquecedores e plenos de atividades. No dia trinta e um de março, após um voo Lisboa - Bruxelas, com direito a batismo do voo para muitos, houve tempo para visitar alguns locais emblemáticos da cidade como a Grand Place ou o Manneken Pis e, claro, uma ronda pelas lojas de chocolates e gaufres.

 

No segundo dia, o grupo foi recebido, com muita gentileza peloViagem Bruxelas CCB 2 eurodeputado e alguns membros do seu staff, que falaram sobre a História da União Europeia, sobre a importância do Parlamento e dos valores da União Europeia bem como da importância da sua preservação. Os alunos tiveram oportunidade de visitar o hemiciclo onde são tomadas muitas das decisões que têm implicações nas suas vidas. A exploração do Parlamentarium, um centro interativo sobre a União Europeia, bem como a visita ao Museu de História da Bélgica, anexo ao Palácio Real, completaram mais um dia na capital da Bélgica.Viagem Bruxelas CCB 3

 

 

 

O terceiro dia foi dedicado a uma visita ao Atómio, uma estrutura construída para a Exposição Universal e Internacional de Bruxelas, em 1958, a primeira grande exposição mundial depois da II Grande Guerra. Foi hora de voltar desta viagem que teve como principais objetivos: aprofundar os conhecimentos adquiridos no Clube Europeu e na disciplina de Geografia relativamente à União Europeia e às suas instituições; Desenvolver a cidadania europeia; Conhecer as ações da União Europeia no âmbito do Ano Europeu para o Desenvolvimento; Fomentar a observação direta, o pensamento crítico e o interesse pela aprendizagem, desenvolvendo o sentido de responsabilidade dos alunos para quem, na opinião dos próprios, esta viagem foi uma experiência inesquecível.

Viagem Bruxelas CCB 4