netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quarta-feira, dia 17 de novembro de 2021, os alunos do Clube de Jornalismo da CCB realizaram uma visita de estudo à RACAB (Rádio Castelo Branco), onde aprenderam imensas coisas sobre o mundo da rádio.

No local, o Clube aprendeu como se passavam as músicas, as vozes e também algumas informações muito relevantes para um futuro jornalista, nomeadamente: o que é um pivô; na rádio não pode haver silêncio, o que é uma “breve” (resumo do resumo do resumo); o que é um “falso direto”; um recurso magnético e ainda um “flash notícia”.

Esta rádio foi criada há 35 anos de forma pirata, mas agora é registada (legal). A RACAB conta com vários colaboradores e programas, dos quais “História ao Minuto” do professor Teodoro Prata e “Ciência ao Minuto” da professora Florinda Carrega, ambos professores da CCB. A rádio conta também com a parceria da Antena 1.

Os alunos do Clube ainda gravaram um “falso direto” transmitido sexta-feira, dia 19 de novembro, por volta das 15h, no programa “Mais Vale Tarde do que Nunca”. Podem ouvir a entrevista no link abaixo:

http://www.radiocastelobranco.pt/audioteca/

Clube de Jornalismo da CCB, Mariana Reino