netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Escola Cidade de Castelo Branco comemorou de 15 a 19 de novembro a Semana Internacional dedicada à Geografia e aos Sistemas de Informação Geográfica, cujo principal objetivo é demonstrar as aplicações práticas dos conhecimentos geográficos.

O Dia dos Sistemas de Informação Geográfica, este ano 17 de novembro,  conhecido na comunidade científica internacional por GIS Day,  integra-se na Semana da Consciência Geográfica e foi comemorado com atividades de georreferenciação e orientação em que os conhecimentos de carácter geográfico foram fundamentais. Uma atividade de caráter mais lúdico, com o globo terrestre, despertou a curiosidade e o interesse dos alunos pelo conhecimento do planeta Terra.

Durante a Semana da Consciência Geográfica esteve patente, no átrio principal da escola, uma exposição com diversos equipamentos geográficos necessários à realização de trabalho de campo desde as bússolas, aos recetores de GPS, bem como aparelhos de avaliação da qualidade do ar atmosférico e do ruído. Patente esteve também um pequeno carro movido a hidrogénio que despertou o interesse dos alunos pelo conhecimento das energias alternativas.

Os alunos dos Clubes de Ciências, Europeu/Meteor Escola e Jornalismo visitaram a exposição, acompanhados pelas professoras coordenadoras, o que permitiu uma partilha de conhecimentos e uma abordagem interdisciplinar.