netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na semana de 8 a 11 de novembro os alunos do 4.º ano da Escola Básica Cidade de Castelo Branco realizaram visitas de estudo à Quinta do Chinco, para recriar a apanha da azeitona. Fomos recebidos pelas engenheiras Ana Margarida e Ana Beato.

As engenheiras explicaram algumas particularidades sobre esta atividade e os alunos ficaram muito curiosos, pois são necessários 5 kg de azeitona para fazer 1 litro de azeite e há vários tipos de azeitonas. A cordovil é a mais utilizada para comer e a galega para fazer o azeite, embora ambas tenham as duas utilidades.

Os alunos formaram dois grupos e dirigiram-se para o olival onde já se encontravam os panais, as varas, as escadas, as caixas e os ripadores, instrumentos utilitários da apanha da azeitona. Estenderam os panais debaixo das oliveiras e começaram a varejar, a ripar, colher, cirandar e a escolher as azeitonas com muita energia, cantando a canção “Oliveira da serra”.

Os alunos aprenderam as diversas técnicas da apanha da azeitona, finalizando com a preparação da azeitona a enviar para o lagar.

De seguida, todos foram lanchar no parque das merendas.