2017.11.03 visita museu cagaleiro jibe

 

 

No dia três de novembro, no âmbito do Projeto Educativo do Pré-escolar: "Vamos Descobrir...", as crianças do Jardim de Infância Boa Esperança foram visitar o Museu Cargaleiro.

Para além da história do mestre e da sua obra, através da qual exploraram formas, cores e diferentes texturas puderam também experimentar pintura sobre azulejo.

Foi uma experiência nova e agradável.

As crianças dos Jardins de01.06 JIBE visita de estudo Infância Boa Esperança e Escalos de Baixo visitaram a Quinta Pedagógica de S. Luís.

Para além do contacto com alguns animais da quinta tiveram oportunidade de fazer pão, que trouxeram para casa, visitar a colmeia ouvindo a explicação do apicultor sobre o ciclo do mel e provar um "chupa-chupa de mel".

O momento mais entusiasmante foi o passeio de carroça puxada pelo burro Cacau que fez a delícia das crianças com o seu ar meigo e pachorrento.

As crianças adoraram fazer o picnic e muitas brincadeiras em plena natureza.

Foi um dia esplêndido!

Crepes Suzete no Jardim de Infância Boa Esperança

No Jardim de Infância Boa Esperança, e na continuação da crepes-1-JIBEexploração da história "Chá das Dez", realizou-se uma sessão de culinária: confeção de crepes.

A atividade, para além da exploração sensorial, permitiu o desenvolvimento de competências relacionadas com a Matemática:
- Medição dos ingredientes;
- Registo dos ingredientes utilizados na receita e das respetivas quantidades, a partir de uma tabela de dupla entrada.

No âmbito do projeto desenvolvido pela Biblioteca Municipal 9 3 JIBE biblioteca-municipal2para promoção e animação da leitura, as crianças do Jardim de Infância Boa Esperança deslocaram-se ao local para participar numa atividade que constava na leitura de uma história seguida de atividades lúdicas no quadro interativo, onde puderam explorar o conteúdo da história através de abordagens de iniciação à leitura e à escrita e à matemática.

Partindo da história: "Chá das Dez", iremos desenvolver no jardim várias atividades relacionadas com a mesma, nomeadamente contagens crescentes e decrescentes e a elaboração de uma receita mencionada na história.

Santos Populares BE 03

"- Hoje, na minha escolinha fiz um trabalho engraçado; era parecido com a concertina do Quico!".

Este foi o mote para, através da mãe de uma criança, convidarmos o Quico para vir tocar a sua concertina no nosso Jardim de Infância. Ouvimos tocar, acompanhámos com palmas, dançámos... E, no final, o Quico deixou-nos experimentar tocar nos botões.

Foram momentos de boa disposição, descontração e alegria.