netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

Os alunos e professores de Inglês, Espanhol e Educação Visual assinalaram o “Halloween” e “Día de los muertos” com a decoração do pátio da escola, através de trabalhos elaborados pelas turmas do 7º ano. No âmbito desta comemoração destaca-se a elaboração de morcegos e a pintura de caveiras típicas mexicanas.

Para além disso, em espaço de sala de aula e em todas os anos e turmas, visualizaram-se filmes e documentários relacionados com estas celebrações.

Originalmente, o Halloween era um ritual celta, que marcava o Samhain, o fim oficial do verão e o início do Ano Novo Celta e o início do inverno. Halloween significa All Hallows’ Eve, que em português quer dizer "véspera do dia de Todos os Santos".
Esta festividade, de tradição anglo-saxónica é celebrada, desde a sua origem, no dia 31
de outubro, sendo atualmente comemorada no mundo inteiro.

No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. A UNESCO declarou-a como Património da Humanidade.

Para os mexicanos, a morte é uma parte da vida, e não um momento de tristeza. Eles creem que ao morrermos, as almas vão para um lugar melhor e por isso, não há motivo para chorar. Acreditam que no “Día de los Muertos”  as almas têm permissão para voltar ao mundo dos vivos e reencontrar os seus entes queridos. Por isso esse dia é um motivo de festa para quem está vivo, é uma forma de mostrar o seu carinho e amor para os que passaram para o outro lado, pois a morte verdadeira só acontece quando as pessoas deixarem de ser lembradas. Por isso demonstram que esse amor continua a existir e que deve ser exaltado com alegria.

Professora Andrea de Barros