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SegurArte foi o título sugestivo que levou a professora dos alunosSegurArte-EB-Boa-Esperanca 2 de 4.º ano de escolaridade a inscrevê-los nesta iniciativa promovida pela Scutvias. No dia 20 de outubro, as atividades tiveram lugar na Escola da Boa Esperança e contaram com um público entusiasta e atento.

SegurArte traduz, como a própria palavra o define, a preocupação com as nossas crianças em termos de proteção e cuidado, ao mesmo tempo que se veiculam ensinamentos de âmbito rodoviário, com arte, pois foi de forma muito ativa que os alunos concretizaram, de modo lúdico e criativo, um vasto conjunto de regras, procedimentos e atitudes a ter em linha de conta para que os sinistros não sucedam.

Foi tempo de circular pelo grande tabuleiro gigante feito em tecido, prestando provas, dramatizar, experimentar situações de trânsito simuladas, dançar, observar material sinalizador... adquirindo um saber mais sólido e vivenciado por esta via. Paralelamente, pretende-se que as crianças sejam agentes de mudança e alerta para a própria comunidade educativa para que o lema "ver e ser visto" ganhe todo o sentido.

Alunos do 4º ano e professoras da Escola da Boa Esperança Pintura japonesa BE 01receberam, com muito prazer, a pintura japonesa pela mão do mestre Miguel Elias, o qual deu um contributo inestimável para a formação dos nossos alunos, no que à sensibilização para a arte diz respeito. Os alunos acolheram de braços abertos a técnica desta pintura, magistralmente dada a conhecer pelo professor de Salamanca no dia 11 de outubro.

Foram tantos os ensinamentos oferecidos que ficou o registo para não esquecer e pôr em prática. A pintura e a poesia surgem de mãos dadas de tal forma que a primeira não vive sem a segunda. O pintor é poeta ou tem um amigo pintor que sugere todo o processo de criação.

Os alunos estiveram à altura da iniciativa e a realidade é que também eles se apropriaram da técnica e pintaram um bambu, um peixe e uma libélula segundo um motivo de enamoramento "Um peixe apaixona-se por uma libélula e passeiam o seu amor por um bosque".

Os alunos de 3.º e 4.º anos da EB Boa Esperança (ano letivo 2015/2016) vibraramMissaoUP visita Kidzania com mais uma visita oferecida pela Missão Up, decorrente da sua participação vencedora no concurso, de índole ambiental, lançado pela Galp no ano transato. Neste mês de outubro, os alunos estiveram presentes no parque temático Kidzania, o que se traduz no culminar do conjunto de ofertas postas à disposição dos vencedores.

Desta feita, proporcionaram-se momentos únicos, em termos de vivências profissionais à medida dos nossos alunos – desde a importância do dinheiro e sua utilização, passando pelo envolvimento nas mais diferenciadas áreas de ocupação quotidiana (inclusivamente no incentivo à ida ao teatro), a verdade é que todos os participantes canalizaram toda a sua atividade em direção a um objetivo bem definido: cumprir tarefas lúdico-educativas, representativas dos mais variados setores da economia – turismo, culinária, farmácia, saúde...

Recorde-se, neste âmbito, que os alunos se deslocaram a Matosinhos, no dia 4 de setembro a fim de conhecerem o processo que está na génese da produção e refinação do petróleo, ao mesmo tempo que se consciencializaram que de facto vivem na civilização do "ouro negro" que não é inesgotável.

Reportando-nos ao ano letivo transato de 2015/2016, Boa Esperanca na rota Missao UP 1os alunos de 3.º e 4.º anos da EB Boa Esperança foram presenteados com mais uma visita de estudo, desta feita, à Refinaria de Matosinhos, tendo o encontro constituído uma oportunidade para conhecer efetivamente a importância do petróleo na civilização moderna. Mais um capítulo se cumpriu no dia 5 de setembro, no âmbito das possibilidades de conhecimento que a Galp tem proporcionado aos alunos destas turmas.

Final de ano BE 01A Escola Básica da Boa Esperança recebeu no último dia de aulas, dia 9 de junho, a visita de um grupo de alunos do 1.º ano de Educação Básica da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, no âmbito da unidade curricular de expressão dramática, a fim de apresentarem um conjunto de atividades ligadas ao teatro.

Os alunos foram distribuídos por ateliês de jogo e representação – aproveitou-se todo o espaço escolar e passaram-se momentos bem divertidos em que se deu lugar ao poder de comunicação e expressão. Deu-se lugar à capacidade de improviso, sentido de persuasão e inter-relação num ambiente de descontração e alegria.